Em solenidade realizada na manhã de hoje (20), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu a Passagem de Comando da Academia de Bombeiros Militar (ABM), realizada no pátio do Complexo Pampulha. O evento marcou a transição do comando entre o coronel Alessandro Fábio Daldegan e o coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva.

Estiveram presentes na solenidade: o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; a chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral do CBMMG, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa; além de outras autoridades militares, civis, representantes de associações e parceiros.

Ao longo da sua carreira, o coronel Fábio exerceu funções de comando no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), na Corregedoria (CCBM) e na Diretoria de Recursos Humanos (DRH). Durante sua gestão, cursos que eram realizados em instituições parceiras, como o Curso de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (CGEPP) e o Curso de Especialização em Gestão e Proteção e Defesa Civil (Cegedec), passaram a ser realizados integralmente na ABM. Nesse mesmo período, a ABM também obteve conceito máximo no MEC para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e Curso de Habilitação de Oficiais (CHO).

Em seu discurso, relembrou sua trajetória na corporação e exprimiu seu orgulho de ter comandado a ABM, ressaltando o comprometimento e a dedicação de todos os militares com os quais trabalhou. “Comandar: uma das mais importantes missões. Envolve direcionar, encaminhar e liderar. Motivar a tropa, mostrar que estão inseridos no processo, fazendo com que os objetivos da Instituição sejam perseguidos por todos, para que o propósito seja alcançado com excelência. ”, comentou o oficial que comandou a Academia.

O coronel Ângelo, atuou como assessor militar do gabinete da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de ter comandado o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), o Terceiro Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) e o Comando Especializado de Bombeiros (CEB). O novo comandante terá a árdua e nobre missão de comandar a Academia de Bombeiros Militar, dando continuidade ao trabalho de formação e capacitação de profissionais comprometidos com a segurança e a proteção da população.

A solenidade de passagem de comando é uma tradição militar e simboliza a continuidade da missão e dos valores da instituição. Para o comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, “a ABM é o local onde os processos acontecem, visando transformações futuras e possui enorme potencial para se tornar referência no Brasil. Dessa forma, quanto mais as instituições bombeiros militares crescem, se aperfeiçoam e se integram, maiores são as chances de sucesso”.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais agradece ao ex-comandante por todo empenho e dedicação na condução deste educandário e deseja sucesso ao novo comando da ABM.

Confira a movimentação:

O CBMMG resolve dispensar o seguinte oficial da respectiva função:

- Coronel BM Alessandro Fábio Daldegan.

O CBMMG resolve designar o seguinte oficial:

- Coronel BM Eduardo Ângelo Gomes da Silva.