Capacitações visam preparar os bombeiros para valorizar a imagem institucional
Nesta semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da EMBM5, promoveu mais uma série de treinamentos de comunicação voltados para o público interno, visando aprimorar as técnicas de comunicação, bem como a promoção e o fortalecimento da imagem institucional corporação.
A profissão que encanta a sociedade pela natureza da prestação de serviço, sustenta por anos seguidos o título de instituição com maior índice de confiança social do Brasil. E para sustentar a boa imagem perante a população é fundamental manter a transparência das ações e dos atendimentos, reforçando diariamente a divulgação de informações de qualidade.
Neste propósito, a corporação tem buscado constantemente aprimorar o conhecimento sobre a comunicação e compartilhar boas práticas que valorizam o serviço operacional por meio de treinamentos presenciais e virtuais, abrangendo o maior número possível de militares, como o media training realizado nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de junho, no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM).
O tenente Henrique Barcellos, porta-voz e chefe da equipe de imprensa do CBMMG, acompanhado pela chefe da Comunicação Organizacional, tenente-coronel Ana Carolina Nunes de Oliveira, ministrou o treinamento no 1º BBM, que alcançou todos os pelotões das primeiras, segundas e terceiras alas operacionais, totalizando 56 militares do serviço operacional.
Também nesta sexta-feira (13), foi realizada uma capacitação virtual com a participação de cerca de 200 militares, a pedido do Sistema de Meio Ambiente, por meio do coronel Thiago Duarte e do tenente-coronel Ivan Neto. O treinamento antecipa a preparação para o período crítico de estiagem que se aproxima, quando as demandas de imprensa aumentam significativamente e torna-se fundamental manter a fluência de informações ágeis e de imagens que valorizem os trabalhos de combate ao incêndio em vegetação.
Nesta apresentação, além do porta-voz, o sargento Douglas Niz, representou a Adjuntoria de Mídias da EMBM5, mostrando a importância de produzir imagens que realcem o trabalho diário, na perspectiva das redes sociais e do público de interesse.
Somente em 2025, já foram treinados 643 militares. A intenção é que as capacitações comecem a fazer parte da rotina da EMBM5, que pretende expandir a iniciativa para os demais batalhões da região metropolitana de Belo Horizonte, e futuramente, oferecer os treinamentos de forma mais ampla para as demais unidades do interior, reforçando o propósito do trabalho integrado em prol de uma imagem institucional cada vez mais confiável.