Simulado em Pará de Minas referente às ações do Plano de Enfrentamento ao Período Chuvoso desenvolvidas pelo 10°BBM

Início / Notícias Criado em: 19-12-2020 às 11h:56

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, se prepara para o enfrentamento ao período chuvoso, trabalhando de forma preventiva através do incentivo ao treinamento e capacitação de toda a tropa. Além de diversas vistorias e mapeamento de áreas de risco.

Com isso, neste mês de dezembro, diversos simulados ocorrem em todo o estado.

No dia 18 de dezembro de 2020, sexta feira, às 21h, no município de Pará de Minas, foi realizado um simulado organizado pela Segunda Companhia do Décimo Batalhão de Bombeiros Militar.

O tema da atividade foi o soterramento de duas vítimas adultas (manequins) em virtude de um deslizamento de terra proveniente de um talude.

O CBMMG foi acionado para fazer o salvamento e resgate das vítimas. No local, foram delimitadas as área de trabalho, bem como estabelecido o Sistema de Comando Operacional (SCO) que é uma importante ferramenta para o gerenciamento das operações.

As equipes foram acionadas e se deslocaram, e as vítimas foram localizadas e resgatadas em 43 minutos. Toda a atividade, incluindo a desmobilização, durou cerca duas horas e meia.

O simulado contou com a participação de vários órgãos e empresas, o que demonstra integração entre as diversas agências.

Dentre as agências participantes, tivemos a Polícia Militar, Prefeitura de Pará de Minas com Secretários e Departamento de Trânsito , COMPDEC, SAMU, Àguas de Pará de Minas, Eletrocamp, Siderúrgica Alterosa, Supermercado Panelão, CDL de para de minas e a toda a imprensa.

O evento contou com a presença de várias autoridades como o Comandante do 1° COB, Coronel Sérgio José Ferreira, do Senhor Prefeito Municipal, Sr Elias Diniz , da Comandante do 10° BBM, Major Amanda Cristina Miranda, do Major Kleber, chefe da divisão operacional do 1° COB, de oficiais do 1° COB e 10°BBM , do Sub Comandante da 19° Cia Ind da Polícia Militar, Capitão PM Tafuri, do Secretário de Obras de Pará de Minas,Sr José Cornélio, da COMPDEC de Pará de Minas, Sr Arthur, dentre demais autoridades do município e representantes das agências.

A atividade teve boa repercussão e atingiu aos objetivos propostos no planejamento de modo a capacitar a tropa para o atendimento de ocorrências dessa natureza.

193:esse número salva vidas!