SES MG e CBMMG apresentam ações desenvolvidas em Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental

Início / Notícias Criado em: 29-09-2021 às 16h:01

A Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde realizou entre os dias 27 a 30 de setembro de 2021, em formato virtual, o III Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. O objetivo do evento foi compartilhar experiências, fortalecer a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental e promover reflexões sobre o passado, presente e futuro do tema em nosso país.

Nesse sentido, os Estados foram convidados a enviarem vídeos com suas ações desenvolvidas à Comissão Organizadora do Seminário. O objetivo era compartilhar experiências e práticas de Vigilância em Saúde Ambiental nos territórios de atuação.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) com participação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, produziu um vídeo sobre as ações desenvolvidas relacionadas ao período chuvoso e à pandemia da COVID-19.  O vídeo foi selecionado e divulgado ao longo de todo o evento.

A demonstração da criação do Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2020-2021, do Painel de Indicadores de Monitoramento do Período Chuvoso no Estado, bem como de Projetos de monitoramento do vírus SARS-Cov 2 em água de esgoto e água para abastecimento possibilitou a troca de experiências e compartilhamento de iniciativas inovadoras adotadas em Minas Gerais.

Destaca-se que a confecção do Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2020-2021, elaborado pela SES/MG em conjunto com o CBMMG, sinaliza a importância da articulação e parceria entre os órgãos para entendimento das necessidades e melhor prestação de serviço à sociedade mineira.

Confira o vídeo, disponível em: https://player.vimeo.com/video/612333759?h=600377730b