A Operação Rota de Emergência segue promovendo atividades preventivas em todo o estado e capacitando os mineiros para lidar com situações emergenciais. A operação tem como principal objetivo estimular a cultura de prevenção e autoproteção no ambiente hospitalar, capacitando as equipes envolvidas e testando os planos de intervenção em cenários críticos.

Muriaé

Na manhã desta sexta-feira (25), o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Muriaé, em parceria com a administração do Hospital do Câncer – Fundação Cristiano Varella, realizou um simulado de evacuação hospitalar, como parte das ações da Operação Rota de Emergência, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em todo o estado.

O exercício simulado envolveu um cenário de incêndio com vítimas, iniciado na cozinha do hospital, com propagação para a enfermaria onde havia um paciente acamado e um cadeirante, exigindo resposta coordenada da brigada orgânica, do CBMMG.

Participaram da atividade seis bombeiros militares, distribuídos em três viaturas operacionais; treze brigadistas da equipe orgânica do hospital.

A unidade de suporte básico do SAMU participaria do exercício, mas foi empenhada em ocorrência real durante a simulação.

Todos os procedimentos, desde o acionamento inicial até a evacuação e atendimento às vítimas, seguiram os protocolos definidos no Plano de Intervenção da unidade hospitalar. A atuação dos brigadistas demonstrou, na prática, a efetividade do treinamento recentemente ministrado pelo 2º Pelotão BM.

Araxá

Já nesta quinta-feira, 24 de julho, foi realizado um Exercício Simulado de Evacuação na Unidade De Pronto Atendimento "Alzira Rodrigues Duarte" - UPA 24 Horas - Araxá, que contou com a participação integrada das equipes de Socorro e Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Brigada Orgânica do local. O exercício simulou uma situação de incêndio, montagem de estabelecimento com linha pressurizada, imobilização de uma vítima em prancha longa e seu transporte seguro para fora da área de risco. O objetivo foi testar os protocolos de emergência, a eficiência dos procedimentos de evacuação e a coordenação entre as equipes.  O simulado transcorreu conforme o planejamento prévio, sem intercorrências, demonstrando a preparação e o comprometimento dos envolvidos.

Uberaba

Em Uberaba, a atividade foi no dia 23 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), promoveu um simulado de evacuação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito.

O exercício teve como foco principal testar o plano de intervenção em caso de incêndio na unidade, além de capacitar os brigadistas da UPA, resgatistas do SAMU e os militares do Corpo de Bombeiros para atuarem de forma segura, conjunta e eficiente em ocorrências envolvendo incêndios e pânico.

A atividade teve duração aproximada de 40 minutos e abrangeu ações como acionamento de alarme de incêndio, uso de extintores e hidrantes, evacuação por rotas de fuga, desligamento da rede elétrica, triagem de vítimas pelo protocolo START e isolamento de vias de acesso.

Todos os envolvidos utilizaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seguiram os protocolos de segurança. A simulação foi concluída com êxito e sem intercorrências.

Ubá

Em Ubá o simulado de evacuação também aconteceu na terça-feira, 23 de julho, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo. O cenário escolhido para o treinamento foi um incêndio fictício na ala de internação do hospital, com múltiplas vítimas, exigindo evacuação rápida e segura dos pacientes das áreas afetadas.

A ação contou com a participação direta de seis bombeiros militares do 1º Pelotão de Bombeiros em Ubá, além de uma viatura ABTS, uma USB com equipe mista do SAMU e uma USA também do SAMU. Foram mobilizados dois socorristas, dois técnicos de enfermagem e um médico.

Complementando os esforços, 18 integrantes da brigada orgânica do hospital, previamente capacitados pelo Corpo de Bombeiros, atuaram lado a lado com os profissionais de emergência, garantindo uma resposta ágil e coordenada à situação simulada.

Patrocínio

O Corpo de Bombeiros Militar de Patrocínio realizou a operação “Rota de Emergência” no Hospital Santa Casa. O exercício foi conduzido de forma estratégica, simulando uma situação de emergência dentro da unidade hospitalar. Participaram da atividade profissionais da Santa Casa e bombeiros militares.

O simulado foi um sucesso e demonstrou a importância de treinamentos periódicos para garantir uma atuação eficiente e coordenada em situações reais de risco. A operação também reforçou a importância da cooperação entre os diversos setores envolvidos na gestão de crises.

Ações como essa fazem parte de um esforço contínuo para melhorar o atendimento à população e garantir maior segurança em ambientes com grande circulação de pessoas, como hospitais."

Três Marias

Em Três Marias, os bombeiros realizaram, no Hospital São Francisco, um importante Simulado de Emergência com foco em situações de incêndio e pânico. A ação teve como objetivo principal disseminar a cultura da prevenção e da autoproteção, reforçando a segurança de pacientes, profissionais da saúde e demais envolvidos.

Durante o exercício, foram testados os protocolos do Plano de Intervenção em Incêndios do hospital, em conjunto com a preparação das equipes internas para respostas rápidas e coordenadas diante de situações críticas. A iniciativa também busca:

✅ Apoiar os Hospitais Públicos de referência e Unidades de Pronto Atendimento;
✅ Treinar o público interno para atuação em emergências;
✅ Promover o tema Segurança Contra Incêndio e Pânico no âmbito do Sistema de Saúde.