No início do mês, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do pelotão de Caratinga, realizou um simulado de evacuação por princípio de incêndio nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga, no centro da cidade. A ação foi parte da Operação “Rota de Emergência – Fase 1”, e teve como objetivo principal testar o plano de intervenção de incêndio da unidade, capacitar os profissionais da saúde e promover a cultura de prevenção e autoproteção, em conformidade com a Instrução Técnica nº 11 (IT 11) do CBMMG.

Durante o exercício, foi simulado um cenário de curto-circuito com princípio de incêndio, que exigiu a evacuação parcial das dependências da unidade, o acionamento dos protocolos de emergência e a atuação coordenada entre os militares do CBMMG e o público interno. Militares utilizaram o uniforme 4º A e EPI de incêndio, garantindo o realismo e a segurança da operação. Participaram da ação o efetivo da guarnição de serviço, representantes da direção da unidade de saúde, equipe técnica de enfermagem, setor administrativo e demais colaboradores.

A ação reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a segurança das instituições de saúde e a proteção da vida, promovendo treinamentos preventivos que preparam os profissionais para respostas rápidas e eficazes em situações de emergência.