Na última terça-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na Academia de Bombeiros Militar (ABM), a solenidade de entrega da medalha Tenente-Coronel João Batista de Assis, para celebrar o Dia do Veterano.

A medalha Tenente-Coronel João Batista de Assis, foi instituída por meio de um decreto do ano de 2007, e destina-se a agraciar o Bombeiro Militar, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à união dos militares e ao corpo de bombeiros militar do estado de minas gerais.

Na madrugada do dia 6 para o dia 7 de junho do ano de 1961, ocorreu um violento incêndio no edifício Arcângelo Maletta, na rua da Bahia, em Belo Horizonte.

Ao tomar conhecimento do incêndio, o oficial dirigiu-se para o local, assumindo a direção dos trabalhos de combate ao fogo. Preocupado com a posição de risco dos operadores de linha.

Durante as ações de combate, percebeu que as chamas avançavam pela estrutura de sustentação da edificação do 4º andar, para o nível de piso superior.

Ao transitar sobre a estrutura em chamas, acabou caindo de uma altura de aproximadamente 12 metros. Socorrido e encaminhado ao Hospital da Polícia Militar (HPM), veio a falecer na tarde de sexta-feira, 9 de junho daquele ano, sendo promovido por ato de bravura, “post mortem”, ao posto de tenente-coronel.

Os veteranos são verdadeiros heróis que se dedicaram a proteger e salvar vidas. Eles foram a espinha dorsal desta nobre instituição e desempenharam papel fundamental no seu crescimento e desenvolvimento contínuo.

Esses valorosos homens e mulheres, com anos de experiência e expertise, trazem consigo sabedoria e conhecimentos inestimáveis. Eles são os guardiões da história e das tradições do Corpo de Bombeiros, transmitindo seus ensinamentos e valores às novas gerações. Sua presença e liderança são fontes de inspiração para os mais jovens, criando uma cultura de excelência e comprometimento.

A contribuição dos veteranos vai além do conhecimento técnico. Eles possuem uma compreensão profunda das necessidades e desafios enfrentados pela corporação ao longo de sua história.

Os veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são pilares fundamentais para o crescimento e sucesso da instituição. Sua sabedoria, liderança, experiência e dedicação são essenciais para garantir a excelência operacional, e são verdadeiros exemplos de coragem, heroísmo e serviço público, e sua contribuição é inestimável.

O Coronel veterano, José Honorato Ameno, presidente da União dos Militares de Minas Gerais (UMMG) fez uso da palavra para destacar a importância do ato solene: “

Se a vida do Tenente-Coronel João Batista de Assis foi um exemplo de devotamento que não pode ser esquecido, sua morte é uma lição comovente de heroísmo, a que nenhum espírito deixa de ser sensível. Morto heroicamente em serviço, combatendo um incêndio de grandes proporções no edifício Arcângelo Maletta, em 1961, nesta capital, veio a tornar-se patrono da medalha do mérito com a qual são galardoadas personalidades e instituições, nesta já tradicional solenidade. Ele era tão imbuído do seu compromisso com a sociedade e com as atribuições do bombeiro-militar, que, sem estar de prontidão naquele dia, se deslocou voluntariamente para ajudar no combate do enorme incêndio que acabou por vitimá-lo.

Este momento solene enseja, ainda, a oportunidade do reencontro de veteranos, velhos camaradas da caserna, onde construíram sólidas amizades na prática cotidiana da fraternidade, arrostando o perigo em atitude cristã de doação da própria vida, quando acontece, para salvar o próximo e bens alheios. É, também, ocasião em que interagem companheiros da ativa e veteranos tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Polícia Militar, aqui presentes, numa demonstração inequívoca de que a família militar mineira é unica e indivisível, não existindo espaço entre nós para a prática da cizânia. Nesse sentido, exortamos a todos, os votos de que tudo seja feito para nos unir ainda mais em favor do bem maior, que é o bem comum, e que nada nos separe, pois o grande segredo do universo consiste na conquista ou recuperação da unidade na multiplicidade.

Encerrando nossas palavras, incentivamos os militares “soldados destemidos”, profissionais de altíssimo grau de preparo profissional sempre comprometidos a salvar vidas e bens, conscientes de que “é sua missão ser sempre forte, é seu labor tudo salvar”, a seguirem austeros e altivos essa jornada, construindo a história do CBMMG, verdadeira epopeia, cada dia mais enobrecedora.

E, para finalizar, apresentamos os sinceros votos de que os ideais de coragem e devotamento, exemplificados pelo Tenente-Coronel João Batista de Assis, o vultoso herói do nosso Corpo de Bombeiros, jamais morram em Minas Gerais”.