As atividades de socialização e inclusão ofertam mais qualidade de vida para os idosos
Nesta última quarta-feira (1), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi reconhecido nacionalmente em Brasília, ao receber o Prêmio Zilda Arns 2025, concedido pela Câmara dos Deputados. A condecoração homenageia iniciativas que se destacam na defesa dos direitos da pessoa idosa em todo o Brasil.
O Projeto Social Bombeiro Sênior, desenvolvido pelo CBMMG, foi um dos cinco agraciados na solenidade realizada no Salão Nobre da Câmara. A iniciativa promove a valorização da experiência da pessoa idosa, fortalecendo sua participação social por meio de atividades de integração, prevenção e qualidade de vida, sempre alinhadas à missão de proteger e salvar vidas.
O prêmio, que leva o nome da médica sanitarista e humanitária Zilda Arns Neumann (1934 – 2010), reconhece anualmente até cinco pessoas ou instituições indicadas por parlamentares e aprovadas por conselho deliberativo. A homenagem reforça a importância do trabalho realizado em prol da dignidade, do respeito e da defesa dos direitos da população idosa.
Além do CBMMG, também receberam menção honrosa o Retiro dos Artistas (RJ), a Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos – Hospital São Julião (MS), o Centro Social Imaculado Coração de Maria – Abrigo dos Idosos José Lima (RJ) e Sonia Ferreira Martins (RJ).
Um projeto de reinserção
Atualmente, o projeto Bombeiros Sênior é desenvolvido em algumas unidades do Corpo de Bombeiros, sendo o 6º, 10º e 11º Batalhões de Bombeiros Militar, nas cidades de Governador Valadares, Pará de Minas, Divinópolis, São Gonçalo do Rio Abaixo e Ipatinga, unidades de referência da atividade.
O Bombeiro Sênior foi criado em abril de 2006 e desde essa data permanece ativo. Divinópolis é a cidade pioneira no projeto, que é focado no atendimento de pessoas idosas, acima de sessenta anos, com algumas exceções em casos especiais. Suas ações são voltadas para inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde e autoestima do público-alvo, buscando promover o bem-estar psicológico, emocional, social e corporal.
O projeto oferece atividades físicas, com indicação médica, com objetivo de oferecer oportunidade de reinclusão social, resgate da autoestima e valorização da pessoa idosa, redução do número de distúrbios psicológicos e suas doenças correlatas, tais como depressão, insônia, angústia, síndrome do pânico, etc.
Além disso, proporciona ao público da terceira idade a oportunidade para adquirir e aprimorar conhecimentos úteis, de maneira que possam se prevenir contra acidentes, bem como repassar aos seus familiares e amigos os conhecimentos adquiridos durante o curso, interagindo com a comunidade. Eles recebem ainda breve instrução de primeiros socorros e noções de como evitar acidentes domésticos.