PQBRN apoia simulado conjunto do Bope

Início / Notícias Criado em: 25-10-2021 às 12h:04

Na noite desta última sexta-feira (22), militares do Bemad, pertencentes ao Pelotão de Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (PQBRN), participaram de um simulado realizado na Pampulha, em Belo Horizonte, pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A atividade contou com policiais militares que estão cursando o Curso de Operações Especiais (Coesp) do estado do Pará e estão em Minas Gerais para participar do módulo antiterrorismo, ministrado pelo Bope (PMMG).

 A simulação foi uma ocorrência de ação terrorista envolvendo reféns, carro forte e uma bomba suja contendo produto radioativo Césio 137, isótopo resultante da fissão de urânio ou plutônio, extremamente nocivos ao ser humano; o mesmo produto do acidente Radiológico de Goiânia ocorrido em 1987.

Após atuação dos militares da polícia que tiveram contato com o produto, os bombeiros realizaram o monitoramento dos níveis de radiação emitidos pelo agente em questão, afim de verificar a presença de contaminação nos agentes policiais e determinação do isolamento da área para manter o local seguro.

 Em seguida, procederam com a descontaminação de todos os militares envolvidos na operação, por meio do corredor de redução de contaminação, sendo executadas ações específicas para este tipo de ocorrência, onde utiliza-se a menor quantidade possível de água, com objetivo de gerar o menor volume possível de resíduos.

Neste tipo de operação, são utilizados equipamentos como tendas de descontaminação, Equipamentos de Proteção Individual (EPi's) de proteção química e soluções descontaminantes específicas, visando garantir a integridade física de toda a equipe, além de garantir que a contaminação não seja levada para outros locais além de onde ocorreu o incidente.