Nesta sexta-feira (07), durante solenidade, o 3° Pelotão de Bombeiros Militar, com sede em Nova Serrana, foi elevado à Companhia. A mudança de status representa mais efetivo, viaturas e equipamentos, entre outros ganhos que poderão possibilitar atendimento ainda mais rápido e simultâneo de ocorrências na região Centro-Oeste de Minas. O Pelotão de Nova Serrana comanda o Posto Avançado de Bom Despacho, e juntas, as unidades, atendem a 15 municípios da região com um efetivo de 53 bombeiros militares.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e autoridades civis e militares. Em seu discurso, o comandante da corporação falou sobre os desafios que incluem a elevação de uma fração: “a elevação depende de vários fatores, não só o efetivo, mas o potencial de atendimento, a capacidade para fornecer um bom atendimento e, principalmente, a demanda. E Nova Serrana oferecia todos esses fatores. Contamos ainda com o apoio do Governo do Estado e houve uma congruência de esforços. Nessa nova unidade, a população será bem-vinda para visitar e usufruir dos serviços dos Corpo de Bombeiros, e da mesma forma, aos militares deixo um recado: continuem prestando bons serviços, pois o trabalho na ponta da linha é que faz a diferença. ”

A elevação do Pelotão de Bombeiros de Nova Serrana à Companhia Operacional traz um importante marco na história do município. Essa evolução reflete não apenas o crescimento da região, mas também o reconhecimento da importância dos serviços de combate a incêndios, salvamento e resgate para a comunidade. De acordo com os resultados do Censo Populacional 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Nova Serrana foi a cidade que mais cresceu no Centro-Oeste mineiro. O município atingiu a marca dos 105 mil habitantes. Nova Serrana teve um aumento populacional de 43% nos últimos 12 anos.  Comparando com cidades vizinhas, a capital do calçado tem atraído um número cada vez maior de migrantes. Com a conquista do status de Companhia Operacional, o Corpo de Bombeiros Militar adquiriu mais recursos e pessoal para enfrentar os desafios cotidianos de um município em crescimento.

Nova Serrana, localizada no estado de Minas Gerais, teve um desenvolvimento significativo ao longo dos anos. Inicialmente, contava apenas com um pequeno grupamento de bombeiros, que atuava como pelotão em auxílio aos municípios vizinhos. Com o aumento populacional, o crescimento industrial e a expansão urbana, a demanda por serviços de bombeiros cresceu consideravelmente.

Consciente dessa necessidade, o município em parceria com o deputado Estadual Fábio Avelar, investiu em melhorias na infraestrutura, equipamentos e treinamento de seus bombeiros. Esses esforços resultaram na elevação do Pelotão ao status de Companhia Operacional de bombeiros, proporcionando maior capacidade de atendimento e resposta a emergências na região.

O desenvolvimento histórico do pelotão de bombeiros de Nova Serrana reflete o comprometimento das autoridades e da comunidade em garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Essa evolução não se restringe apenas à infraestrutura e recursos materiais. O treinamento e capacitação dos bombeiros também se intensificaram, permitindo que a 3ª Companhia Operacional esteja preparada para lidar com diferentes situações de emergência.