O Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) realizou, entre os dias 11 e 15 de março, o recolhimento do Pelotão de Combate a Incêndio Florestais (PCIF), subordinado à Companhia de Proteção Ambiental. Na semana de instruções e treinamentos, os militares do PCIF trabalharam diversos temas.

No primeiro dia do recolhimento, os militares receberam diretrizes do Comando Especializado de Bombeiros (CEB) sobre o novo decreto estadual da Força Tarefa Previncêndio, analisando e se preparando para as novas competências do CBMMG previstas na normativa. Na oportunidade, também foram apresentados  estudos de caso desenvolvidos pelos militares que integraram a Missão Humanitária Brasileira no Canadá, no maior incêndio já registrado no país.

No segundo dia, o Pelotão de Combate a Incêndio Florestal (PCIF) recebeu uma oficial da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), tenente Fernanda Andrade, que esclareceu dúvidas sobre a Portaria 54, que versa sobre a capacitação e credenciamento de brigadas florestais e instruções de brigada previstas para o ano, conforme doutrina vigente. O tema Perícia de Incêndios em Vegetação também foi trabalhado. Militares do PCIF, autores de uma minuta de Procedimento Operacional Padrão (POP) de Perícia de Incêndios em Vegetação, apresentaram a proposta aos militares do pelotão para críticas e melhorias.

Já no terceiro dia, o tema foi Fogo Técnico, ou Manejo Integrado do Fogo, uma estratégia prevista em lei de manejo de combustível para eliminar espécies exóticas e reduzir a chance de grandes incêndios, através do fogo. O comandante do Pelotão apresentou a tropa conceitos de ecologia do fogo, regime do fogo e planejamento de queima. Na sala de informática da Academia de Bombeiros Militar, toda a tropa elaborou análises de diversas Unidades de Conservação Estadual (UC) em todas as regiões de Minas.

Nos dois últimos dias, o PCIF deslocou para a UC Estadual Parque do Itacolomi, em Ouro Preto, para dois dias de acampamento. Os militares foram recebidos pela gerente do parque para alinhamentos operacionais e teste de equipamentos tecnológicos. Na madrugada, o pelotão venceu o Pico do Itacolomi, completando o reconhecimento da área.

Na manhã de sexta-feira (15), no encerramento das atividades, estiveram presentes o comandante do Bemad, tenente-coronel Giderson Neves e o subcomandante do Bemad, major Mardell Alves, que comandou a finalização do recolhimento do PCIF e acompanhou o retorno da tropa à BH.