Em uma ação conjunta inédita e estratégica, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), a Fundação Salvar, a Prefeitura de Patos de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais continuam a trabalhar incansavelmente para aumentar a resiliência a desastres no município. Se uniram em esforços para criar e capacitar uma Brigada Municipal Florestal com o objetivo de fortalecer a proteção dos principais parques, as nascentes e áreas verdes do município durante o período de estiagem.
A iniciativa marca um novo momento na gestão ambiental urbana local, ao garantir que 21 servidores municipais estejam habilitados para atuar diretamente no combate a incêndios florestais e no atendimento de primeiros socorros em locais como o Parque do Mocambo, Mata do Catingueiro e Mata do Cachorro dentre outras áreas de preservação.
O treinamento foi conduzido por bombeiros militares do 12º BBM, com aulas teóricas realizadas no Centro de Educação Ambiental Municipal (CEAM) e atividades práticas de queima controlada, simulando situações reais que os brigadistas poderão enfrentar nos meses mais críticos da seca.
A operação conjunta contará ainda com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, que disponibilizará os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais operacionais com três kits de combate a incêndio florestal por meio da Plataforma Semente — uma ferramenta inovadora que assegura transparência e responsabilidade na destinação de recursos de medidas compensatórias ambientais. A execução dos recursos é viabilizada pela Fundação Salvar, promovendo o desenvolvimento da corporação e o melhor atendimento a população.
“A união entre o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura e o Ministério Público demonstra que soluções eficazes surgem quando as instituições públicas se articulam com propósito comum. Essa brigada representa mais que prevenção — ela simboliza compromisso com a vida, com o meio ambiente, a proteção e defesa civil eficiente e melhor qualidade de vida para a população”, afirmou o Prefeito de Patos de Minas Luís Eduardo Falcão.
A entrega dos certificados de capacitação e dos equipamentos aos brigadistas está prevista para ocorrer ainda neste mês de julho, garantindo pronto emprego e atuação imediata da brigada em ações preventivas e de resposta rápida em conjunto com o 12º Batalhão de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Municipal de Patos de Minas.
Além de fortalecer a segurança ambiental da cidade, a iniciativa está alinhada às diretrizes da Estratégia Internacional da ONU para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), por meio do programa MCR2030 – Construindo Cidades Resilientes, e contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 11 (Cidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática).