5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar realiza a Operação Alerta Verde nos municípios de Sete Lagoas, Curvelo e Prudente de Morais, com o objetivo de prevenir os incêndios nos meses críticos

Pelo terceiro ano consecutivo, a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em parceria com as prefeituras municipais, realizou entre os dias 12 e 14 de abril, a Operação Alerta Verde nos municípios de Curvelo, Sete Lagoas e Prudente de Morais.

A operação tem cunho educativo e fiscalizador. O principal objetivo é demonstrar a importância da colaboração da população em face ao risco de incêndios em vegetação durante o período de estiagem e também mitigar o surgimento de animais peçonhentos, pragas e vetores de dengue, Chikungunya e outros. Além disso, colabora para inibir as ações de criminosos que possam se esconder em terrenos cobertos de matos.

Este ano as ações foram intensificadas, sendo realizadas um total de 165 vistorias em locais variados, distribuídos em mais de 20 bairros do município de Sete Lagoas, chegando a 40 vistorias no município de Curvelo e 22 vistorias no município de Prudente de Morais, sendo verificadas as condições de limpeza, acumulo de mato, lixo ou entulho e altura da vegetação. Ao final da operação, serão encaminhados os relatórios às autoridades municipais, já que os municípios é que exercem competência para notificar os proprietários, a fim de que possam proceder com a limpeza dos lotes e terrenos vistoriados, sob pena de multa e outras sanções cabíveis.

A Operação Alerta Verde contou com a participação ativa da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo. No município de Curvelo a força tarefa foi composta por Bombeiros Militares, Defesa Civil de Curvelo e equipe de fiscalização do município. Em Prudente de Morais também teve participação da prefeitura através do seu setor de fiscalização.

Cabe ressaltar o alto índice de ocorrências envolvendo a natureza de incêndio em lote vago atendido pela corporação, representando mais de 40 % dos sinistros de incêndio em vegetação como um todo, entrando para o hall dos tipos de ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas.

Entretanto, é notório o resultado do esforço, já que desde que a operação foi inaugurada em 2021, foi registrada uma redução de 12% das ocorrências de incêndios em lotes vagos atendidas pela 5ª Cia Ind de 2020 para 2021 somada a uma redução de mais 15% de 2021 para 2022. Dessa forma, podemos afirmar que a operação tem sido um sucesso e que juntos podemos cada vez mais desenvolver ações preventivas em prol do bem-estar da população mineira.