Durante os meses de julho e agosto de 2023, como ação de prevenção e preparação ao período de estiagem do corrente ano, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º), em Patos de Minas, realizou diversos treinamentos em parceria com as prefeituras de Coromandel, Carmo do Paraíba e Monte Carmelo.

Através da parceria das prefeituras, defesa civil de cada município, sindicatos rurais e principais produtores das regiões foi ministrado treinamento de combate a incêndios florestais com o intuito de preparar todos os municípios para atuação quanto às técnicas utilizadas para combate a incêndios Florestais.

Eles tiveram também capacitação sobre atendimento pré-hospitalar em caso de diversos tipos de acidentes tais como picadas de animais peçonhentos presentes em meio rural, como forma de prevenção e preparação para o período críticos dos incêndios Florestais que compreende de agosto e setembro de cada ano.

Técnicas como combate direto, combate indireto com a utilização e confecção de aceiros, rebaixamento de vegetação, linha fria, atendimento pré-hospitalar foram ensinadas aos participantes do referido treinamento.

Dessa forma, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar reitera o compromisso de tornar sua área de atuação mais resiliente com ações de prevenção e preparação ao período de estiagem.