Na última semana, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), sediado em Patos de Minas, recebeu a visita institucional do presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) e prefeito de Presidente Olegário, Rhennys Cambraia. O encontro teve como objetivo principal discutir o fortalecimento das ações conjuntas de prevenção, preparação, mitigação e resposta a desastres e emergências climáticas extremas na região.

Participaram da reunião o Comandante do 12º BBM, Tenente-Coronel BM Marcos, e o Subcomandante do 12º BBM, Major BM Arthur, em que foram abordadas estratégias integradas para reduzir os riscos de desastres, aumentar a resiliência e a gestão de riscos e a capacidade de enfrentamento a desastres dos municípios consorciados, especialmente diante dos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas.

A região do Alto Paranaíba, como muitas outras no país, tem enfrentado eventos climáticos severos, como cheias, enchentes, enxurradas, tempestades, estiagens prolongadas, ondas de calor, incêndios rurais, urbanos e vendavais, exigindo ações coordenadas e estruturadas para garantir a proteção pública da população e a preservação ambiental.

As iniciativas discutidas estão alinhadas à Iniciativa Internacional “Making Cities Resilient 2030 (MCR2030)”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como foco apoiar cidades e comunidades na construção de maior resiliência frente a desastres e riscos climáticos.

O MCR2030 incentiva governos locais a adotarem políticas públicas de longo prazo voltadas à redução de riscos, ao fortalecimento da infraestrutura urbana, à proteção ambiental e à promoção de um desenvolvimento sustentável e planejado.

O município de Presidente Olegário aderiu formalmente à iniciativa da ONU, reforçando seu compromisso com a construção de comunidades mais preparadas para lidar com desastres e eventos climáticos extremos.

A presença do Presidente do CISPAR, Rhennys Cambraia, e o interesse demonstrado em integrar os esforços dos municípios consorciados com as ações do 12º Batalhão de Bombeiros Militar evidenciam a importância da cooperação interinstitucional na gestão de riscos e na preparação para situações de emergência.

A parceria entre os municípios consorciados, as universidades através do CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas) da Defesa Civil de Patos de Minas, a iniciativa privada e o Corpo de Bombeiros Militar, junto aos demais órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil, representa um passo essencial para a construção de comunidades mais seguras, inclusivas, resilientes, inteligentes e preparadas para os desafios futuros.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reitera seu compromisso com a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, e seguirá promovendo o diálogo com lideranças municipais e regionais para consolidar uma cultura de prevenção e resiliência em todo o Estado.