Nivelamento de instrutores do Curso de Proteção e Defesa Civil reafirma especialidade técnica do CBMMG na área

Início / Notícias Criado em: 08-10-2021 às 14h:25

A Constituição da República Federativa do Brasil (CFRB/88) não deixa nenhuma dúvida: aos corpos de bombeiros militares incumbe a execução de atividades de defesa civil. A redação do artigo 144 do texto legal mais importante de nosso país, responsável por organizar nosso Estado e estruturar seus órgãos e responsabilidades, prescreve a indiscutível competência legal dos corpos de bombeiros militares (CBM) nas ações de defesa civil em nosso país. Não por acaso, tal atribuição é também reafirmada em nossa Constituição Estadual.

Mas para muito além da competência determinada pela lei, há uma outra competência que credencia uma instituição a ser reconhecida em determinada área: a competência técnica. E no Brasil, quando se pensa em Proteção e Defesa Civil (PDC), é impossível não pensar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A Corporação é considerada a referência nacional nas ações de PDC e de Gestão do Risco de Desastres (GRD), graças a um esforço contínuo na formação dos melhores corpos técnicos de profissionais e do desenvolvimento de ferramentas e soluções que englobem as peculiaridades do nosso território mineiro.

Parte importante desse esforço foi concluída essa semana. De 05 a 07 de outubro, ocorreu o nivelamento dos instrutores do Curso de Proteção e Defesa Civil do CBMMG. Durante três intensos dias, os instrutores realizaram discussões técnicas e de alinhamento doutrinário para o necessário rigor metodológico que será empregado durante o curso. O curso terá início em novembro, com duração prevista de quatro semanas em regime integral e envolverá 40 discentes bombeiros militares do todo o estado.

O curso, que será inédito nesse formato, visa formar os multiplicadores do novo paradigma de PDC. Esse paradigma envolve uma perspectiva sistêmica dos desastres, mostrando a necessidade de atuação do Poder Público (e em especial, do CBMMG) em todas as fases do desastre: da prevenção à recuperação. Ao invés do foco tradicional somente na resposta aos eventos adversos, os profissionais são estimulados a pensar quais ações podem ser desenvolvidas em cada fase, resultando assim em cidades cada vez mais resilientes e populações mais protegidas.

Mais uma vez, o CBMMG investe na formação técnica de ponta de seus militares para reafirmar sua inequívoca razão de existir, a de salvar vidas. E para salvar vidas, as ações de proteção e defesa civil são imprescindíveis e cada vez mais necessárias. O salvamento começa aqui!