Na manhã da última quarta-feira (23), os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que integraram a missão humanitária brasileira de apoio no combate aos incêndios florestais que atingiram o Canadá, regressaram ao Brasil, após 30 dias de trabalho no país.

Os oficiais do CBMMG, tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte e capitão Warley de Paula Vieira Barbosa, participaram da missão juntamente com 104 especialistas em combate a incêndios florestais, representantes de Corpos de Bombeiros de 18 estados brasileiros e dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP);

Essa temporada de incêndios florestais no Canadá foi uma das mais severas que já atingiu o país, levando a destruição de mais de 14 milhões de hectares de vegetação e deixando milhares de desabrigados. Pela quarta vez, o CBMMG, figura no cenário internacional de ajuda humanitária em países que foram assolados por desastres naturais, podendo exercer seu maior propósito de salvar e valorizar vidas.

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem investido de forma contundente na capacitação de militares que se tornam especialistas, em treinamentos realizados em diversos países e com diferentes realidades. Todo este investimento em capacitação, faz com que os militares mineiros sejam referência de atuação em resposta a desastres. Nesse sentido, os dois oficiais designados para representar o CBMMG nesta missão puderam contribuir com seu amplo conhecimento e experiência na área de incêndio florestal, bem como, realizaram também, durante a missão, um intercâmbio de aprendizado que poderá ser compartilhado com toda a corporação. 

O tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte enfatiza o ganho em experiência e conhecimento ao participar desse tipo de missão: "Nos 32 dias de missão foi possível ver de perto a grande capacidade logística e organizacional do Canadá para o combate aos incêndios. Também ficamos surpresos com a receptividade, reconhecimento e gratidão do povo canadense, que a todo tempo nos paravam nas ruas para nos agradecer e parabenizar pelo trabalho de apoio a seu país. Embora haja diferenças de bioma, clima e relevo em relação ao Brasil, esperamos agregar conhecimento às atividades de prevenção e combate a incêndio em nosso estado".