No dia 01 de setembro de 2025 foi realizada Sessão Solene em Homenagem ao "Dia da Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – Abordagem Humanizada", no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta iniciativa celebra o reconhecimento oficial proporcionado pela Lei nº 18.057, que instituiu a data, a ser comemorada anualmente no dia 3 de setembro, no Estado de São Paulo.

A solenidade, que tem como objetivo homenagear os profissionais que atuam na preservação das vidas humanas através da abordagem humanizada a tentativas de suicídio, contou com a participação de quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que foram especialmente convidados para o evento. Participaram também bombeiros de diversos Estados e membros de outras instituições.

O major Richelmy Murta Pinto, da Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI) e Coordenador do Grupo Temático Operacional (GTO) de Atendimento a Tentativas de Suicídio esteve presente. "É um dia importante para a abordagem humanizada no Brasil. A instituição desta data reforça a relevância da abordagem humanizada e a importância do poder público na prevenção do suicídio", disse o major. Além dele, foram homenageados o capitão Felipe Almeida dos Santos, do EMBM, o capitão Lucas Antônio de Oliveira, da 7a Cia Ind BM e o 1° sargento Alexandre da Silva Gomides, do 1° COB, todos representando o CBMMG.

Caso você esteja precisando de apoio emocional, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende gratuitamente 24 horas pelo número 188. Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros, através do número 193.