Na última sexta-feira (02), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) celebrou a formatura de mais uma turma do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF), sendo coordenado pelo 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB) e executado pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM).

A região atendida pelo 5º COB tem uma vasta área de bioma de mata atlântica, que sofre constantemente com os danos causados pelos incêndios florestais. Diante disso, ressalta-se a importância do curso para capacitar ainda mais os militares da região. Durante o CPCIF, foram capacitados 25 militares, dentre eles 2 militares do estado de Goiás e 1 agente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Governador Valadares, para atender demandas de prevenção e combate a incêndio florestal e para ministrar cursos e palestras para o público interno e externo.

Na parte teórica do curso, foram abordadas várias instruções técnicas, divididas em 13 disciplinas, além de palestras e treinamentos com representantes do IEF, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e um especialista em animais peçonhentos. Os alunos participaram, ainda, de um estágio operacional na empresa Delta Sucroenergia, localizada na região cidade de Uberaba, bem como de um treinamento no Batalhão de Operações Aéreas (BOA) em Belo Horizonte e de uma instrução de legislação ambiental na Academia de Bombeiros Militar (ABM).

Para a parte prática, foi escolhida pelos instrutores, a área do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, símbolo da cidade de Governador Valadares, sendo uma área de preservação ambiental, dominada pela mata atlântica. Além das práticas realizadas em Governador Valadares, os discentes também puderam participar de atividades no Parque Estadual Serra do Rola Moça, em Nova Lima, e no Parque Estadual Rio Doce em Marliéria, onde ficaram acampados.

Ao longo de todo o curso, os alunos foram testados, além das habilidades técnicas e operacionais, quanto a resiliência física e mental, que são de suma importância frente a realidade de uma das atividades mais desgastantes como as de combatente a incêndios florestais.