No mês de abril, o 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) realizou o Curso Técnico em Emergências Médicas (TEM). O curso ocorreu entre os dias 03 e 28 de abril, em regime presencial, com uma carga horária total de 138 horas/aula.

O TEM do 4º COB contou com a participação de 31 alunos, sendo 25 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), 1 bombeiro militar do estado do Piauí, 1 bombeiro militar do estado do Rio Grande do Norte, 1 bombeiro militar do estado do Amazonas, 1 militar do 55º Batalhão de Infantaria do Exército em Montes Claros e 02 representantes do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (CISRUN) – SAMU Macro Norte.

As aulas teóricas do curso ocorreram no Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros (7º BBM), enquanto as práticas foram desenvolvidas no 55º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, onde ocorreu o simulado de Atendimento Pré-hospitalar (APH) em locais remotos e no 10º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros (10º BPM), local no qual foi realizado o simulado de atendimento a múltiplas vítimas.

Como requisito para conclusão do curso, os alunos cumpriram um estágio operacional de 24 horas, sendo o estágio desenvolvidos em escala nas Unidades de Resgate do 7º BBM e nas USBs do CISRUN/SAMU Macro Norte. A iniciativa visou integrar o serviço de APH das duas instituições, como já acontece em outras regiões do estado de Minas Gerais.

A solenidade de encerramento do curso ocorreu na manhã do dia 28 de abril, no auditório da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Montes Claros. Durante o evento, o Comandante do 4º COB, Coronel Júlio César Tóffoli, destacou a oportunidade de qualificação e de troca de experiências entre as Instituições que participaram e contribuíram para a realização do curso. Também, destacou a importância dessa qualificação que contribuirá para uma melhor prestação de serviço para a população.