Entre os dias 22 e 23 de julho, bombeiros militares do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) ministraram treinamento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) para 101 profissionais de saúde do Centro de Nefrologia de Contagem. A capacitação abordou as particularidades do atendimento a pacientes em hemodiálise, visando lidar de forma adequada em situações de emergências com este público.
Os mais de cem profissionais foram divididos em quatro turmas, sob a coordenação da sargento Lucélia Santos, com participação da sargento Natália e do cabo Marcos Vinícius Felisberto.
O atendimento aos pacientes de hemodiálise em Contagem é realizado pelo Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico, onde 98% dos atendimentos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Embora intercorrências durante o procedimento sejam incomuns, quando ocorrem podem ser graves e evoluir para uma parada cardiorrespiratória (PCR). Por isso, a legislação exige que centros de hemodiálise possuam uma sala de emergência equipada e uma equipe treinada para situações críticas.
A iniciativa reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros com a difusão de conhecimentos, a integração entre instituições de saúde e a valorização da vida.