Foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no sul de Minas um treinamento de salvamento em altura no Teleférico de Poços de Caldas no dia 22 de agosto de 2023.

O treinamento foi executado pela Primeira Companhia Independente de Poços de Caldas. Na semana anterior, os bombeiros militares realizaram uma visita técnica, conhecendo todo o sistema de funcionamento do equipamento e também as possíveis intervenções a serem realizadas naquele cenário.

Dessa forma, já conhecendo a estrutura, os militares executaram um simulado de salvamento de vítimas retidas em cabine, retirando-as com técnicas específicas de salvamento em altura e equipamentos próprios para a atividade.

O objetivo do treinamento foi iniciar a capacitação dos militares para o atendimento em um cenário específico do município, com alta complexidade. Além disso, há a intenção de se realizar o primeiro procedimento operacional padrão nacional para atendimento envolvendo teleféricos. A atividade foi coordenada pelo Tenente Tárcio, Sargento Filipe, Soldado Magalhães e Soldado Ferber.

O teleférico é um dos pontos turísticos de maior atração da cidade, sendo administrado pelo Grupo Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas – Citur. O equipamento conta com cerca de 1.500 metros de extensão, ligando o Parque José Affonso Junqueira, no Centro, ao topo da Serra de São Domingos, local onde está o monumento do Cristo Redentor de Poços de Caldas.