O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou nesta manhã (04), do lançamento da campanha Maio Amarelo, na praça cívica da Cidade Administrativa de Minas Gerais. O movimento completa uma década neste ano com vários eventos, destacando como tema central novamente o slogan: “No trânsito, escolha a vida”.

O evento contou com a participação de vários órgãos que trabalham na prevenção e no atendimento de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito no estado.

Durante o lançamento, o comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1º COB), coronel Ferley Rocha Soares, destacou os atendimentos realizados pela corporação: “No ano passado, tivemos mais de 2.600 ocorrências de trânsito atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Neste ano, somente nestes primeiros meses, já ultrapassamos a marca de mil atendimentos. Precisamos lembrar que o sinistro ocorre onde a prevenção falha. Então, vamos nos esforçar ainda mais para fazer frente ao emprego de estratégias que evitem acidentes de trânsito.”

Tradicionalmente, o CBMMG apoia a iniciativa promovendo ações neste período, reforçando as diligências de prevenção de acidentes que já fazem parte do escopo institucional durante todo o ano. A programação do Corpo de Bombeiros inclui a promoção de um simulado no dia 10 de maio, das 09h às 17h, juntamente com o DER. Também está prevista uma atividade simulada na praça da Savassi, no dia 18 de maio, das 08h às 12h, envolvendo o público que transita na região, chamando a atenção para os riscos que envolvem os acidentes no trânsito e para um comportamento responsável e de autoproteção ao volante.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).

O Brasil aderiu a esse movimento por estar no ranking dos cinco países onde mais se morre no trânsito: aproximadamente 50.000 pessoas por ano.