A Escola Estadual cívico-militar Assis Chateubriand, localizada no bairro Boa Vista, em Belo Horizonte, findou o treinamento de brigadistas orgânicos, capacitando 42 participantes, entre diretor, vice-diretores, professores e auxiliares de serviços básicos, a fim de treiná-los para oferecer uma primeira resposta a comunidade escolar, em situações de risco fortuito que, porventura, possam acontecer no dia a dia.

O evento, único naquela instituição de ensino, foi ministrado por militares que ali trabalham, tenente Monteiro, sargento Fernandes e Célio, juntamente com o tenente Cristian, gestor militar da escola Estadual Padre José Maria de Man, em Contagem. O trabalho é fruto da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação e o Corpo de Bombeiros Miliar de Minas Gerais.

Essa parceria inclui o envolvimento do Corpo de Monitores do CBMMG nas escolas, complementando o trabalho dos professores da SEE-MG. O objetivo é, dentre outros, aprimorar as práticas educativas e promover o desenvolvimento humano global. O Corpo de Bombeiros atua em apoio à gestão das escolas, utilizando os valores da corporação para fortalecer ações de prevenção à violência, autocuidado e educação em direitos humanos.

A formação dos brigadistas teve carga horária de oito horas, incluindo aulas teóricas e práticas e ocorreu dentro das instalações do educandário público. A iniciativa ajuda a fortalcer a segurança junto à comunidade e evidencia o papel das Escolas cívico-militares como um centro de formação norteador das boas práticas educacionais.