Encontro entre bombeiros de Minas e Brasília promove desenvolvimento de ações conjuntas

Início / Notícias Criado em: 14-10-2021 às 14h:46

Prestes a completar mil dias de busca e resgate na operação do rompimento da barragem em Brumadinho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu a comitiva do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília (CBMDF) entre os dias 4 e 8 de outubro.

As duas corporações participam constantemente de forma conjunta com troca de conhecimento em cursos, treinamentos, e atuação simultânea em ocorrências como foi o caso das ações de ajuda humanitária no Haiti, ocasionado por um terremoto de intensidade 7, matou milhares de pessoas e deixou a população completamente desguarnecida.

A atuação dos bombeiros de Minas Gerais nas tragédias das barragens em Mariana e Brumadinho trouxe amplo conhecimento e experiência para atuar em situações envolvendo a busca e resgate de múltiplas vítimas. Os bombeiros mineiros são especialistas em operações de salvamento e gerenciamento de desastre, com experiência em casos de desmoronamentos, podendo atuar nas atividades de planejamento e inteligência de busca, realizando mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, entre outras tarefas.

A delegação dos militares do Distrito Federal foi composta por 35 bombeiros, sendo 30 militares do Comando Operacional (Comop), que estão diretamente envolvidos em atividades de execução operacional e outros 5 militares apoiando em outras demandas específicas para potencializar as instruções repassadas a toda comitiva do CBMDF.

Esse trabalho de compartilhamento de informações conjunto entre as corporações é de fundamental importância para o atendimento de ocorrências envolvendo um número maior de vítima,  como foi visto nas ações das buscas realizadas em Brumadinho, onde bombeiros de outros estados, incluindo militares do CBMDF, participaram em conjunto das operações.

Os militares de Brasília foram recepcionados pelo tenente-coronel Anderson Passos, comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM). Durante o dia, a comitiva assistiu a várias palestras no auditório principal da ABM, iniciando-se pela palestra acerca da saúde em Brumadinho, conduzida pelo tenente-coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha, respondendo pela Assessoria de Assistência à Saúde (AAS).

Prosseguindo com as atividades, a chefe da Quinta Seção do Estado-Maior (EMBM5), major Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan ministrou palestra acerca da importância da Comunicação no Gerenciamento de Crises, sendo seguida pelo major Pedro Luiz Santos Marques, subcomandante da Academia de Bombeiros Militar que palestrou sobre a estrutura e os cursos ministrados pela ABM. 

Após o almoço, os militares do CBMDF assistiram também a uma palestra do comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva. Após o comandante-geral, palestraram também o major Rafael Neves Cosendey, subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), e o major Fábio Alves Dias, comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).​​​​​