O nascimento dos Corpos de Bombeiros no país, bem como o início do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi idealizado por um visionário imperador do Brasil que, diante do sofrimento da população, plantou a semente de uma geração de soldados que daria início a uma história de bravura e compromisso com a mais nobre causa, salvar vidas.

As celebrações deste 2 de julho, por parte do CBMMG, retomaram a história de evolução que teve início no Rio de Janeiro, no século XIX, no período imperial. Preocupado com os constantes incêndios que assolavam a capital e inspirado nos modelos dos Corpos de Bombeiros que conheceu em suas viagens pelas grandes cidades do mundo, Dom Pedro II assinou um decreto que regulamentou a criação do Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.

Naquela época, o alerta para os bravos combatentes era feito pelos sinos das igrejas ou pelos tiros de peças de artilharia. Quanto aos equipamentos, eram utilizadas bombas manuais, baldes de lona e mangueiras, enquanto o treinamento se resumia em instruções de ginástica e manobras para utilizar as bombas.

Mais de um século e meio após a criação do primeiro Corpo de Bombeiros, os sinos foram substituídos pelo tridígito 193, os caminhões eliminaram os baldes e a história ganhou novas páginas. Nos dias de hoje, as missões extrapolam as fronteiras brasileiras e a expertise de nossos militares são projetadas mundo afora em ações humanitárias, realçando seu papel institucional de preservar a vida para além de seus horizontes.

A solenidade

Recriando este contexto, o CBMMG promoveu nesta sexta-feira (30/06), uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no Auditório JK. O evento foi prestigiado por muitas autoridades e a emoção de ver no placo os uniformes que nos remete ao início da história do CBMMG, levou militares às lágrimas.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, discursou sobre a abnegação daqueles que iniciaram a trajetória dos bombeiros militares no Brasil. “Eles serviram de exemplo para que as gerações seguintes mantivessem o legado. Firmes no mesmo propósito, na mesma missão. Ao observar nossas conquistas até aqui, e ao mesmo tempo, olhando pra trás, num passado recente, vemos que a história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está intimamente relacionada ao anseio de fazer mais e melhor.”

Na oportunidade, ocorreu a outorga da Comenda Bombeiro Honorário, concedida ao promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais e coordenador do Centro Operacional de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto. Momento de emoção para 125 pessoas, entre civis e militares, que também foram agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. Ambas as condecorações, ressaltam a nobreza de espírito de bombeiros e parceiros que colaboram para fortalecer a instituição e empreendem esforços para o engrandecimento da instituição.

Participaram da celebração os seguintes convidados: deputado federal Dr. Frederico; deputado federal tenente Pedro Aihara; presidente do Tribunal Regional da 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes; superintendente regional da Polícia Federal, delegada Tatiana Alves Torres; presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador militar coronel PM Rúbio Coelho; deputada estadual Chiara Biondini; deputada estadual Lud Falcão; secretário de estado adjunto de Justiça e Segurança Pública e comandante-geral do CBMMG de 2019 a 2022, coronel veterano Edgard Estevo da Silva; secretária de estado adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana de Oliveira Pimentel; capitão dos portos de Minas Gerais, capitão de mar e guerra, Leonardo Lucena; chefe do gabinete militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Frederico Otoni; controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Dias; chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Reis; coronel EB chefe do Estado-Maior do Comando da 4ª Região Militar, Marcus Lopes, representando o comandante da 4ª Região Militar; chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Marcelo Oliveira, representando o comandante-geral; Sub Comandante Geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Daniela Costa; promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Pinto; coronel aviador Diogo Dalvi, representando o CIAAR; superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Fábio Jardim; representantes das Forças Armadas; instituições do Poder Público e Associações.

Com as palavras do comandante-geral, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais deseja que a corporação possa, a exemplo do que foi demostrado no palco, com coragem e comprometimento, inspirar a todos a serem melhores e nunca subestimar o poder da solidariedade. Feliz Dia Nacional do Bombeiro!

Assista a seguir o nosso vídeo instituciional: