A Praça da Bandeira, em Belo Horizonte, novamente foi palco da tradicional substituição do Pavilhão Nacional, na última quarta-feira (19). O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou da comitiva composta por diversas instituições com representantes militares e civis, que mais uma vez demonstraram, por meio do ato solene, o respeito aos símbolos nacionais. 

A solenidade contou com a presença da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar e da Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Guarda Municipal.

Reforçando valores pátrios

A bandeira nacional, instituída em 1889 após a Proclamação da República, representa a soberania e a união do país. Criada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada por Décio Villares, sua inspiração remonta à bandeira do Império. A troca periódica do Pavilhão Nacional, em cerimônias solenes como esta, tem como objetivo fortalecer o sentimento de civismo e o respeito aos símbolos pátrios entre os cidadãos. 

Mais do que um momento solene, o ato da troca da bandeira mantém vivos os ideais de amor e respeito à pátria, além de reafirmar a importância de homenagear os símbolos nacionais, promovendo o orgulho cívico e celebrando a integração entre as Forças Armadas, as Forças de Segurança e a população mineira.

Colaboração fotográfica do Exército Brasileiro.