Nesta segunda-feira (4), foi realizada por meio de solenidade virtual, a aula inaugural do Curso de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (CGEPP), curso de pós-graduação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O evento, gerido pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), contou com a presença do comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; do comandante da ABM; coronel Peron Batista da Silva Laignier; dos coordenadores do curso: tenente-coronel Rafael Neves Cosendey e do professor Dr. Paulo Sérgio Mendes César; do Corpo Docente e dos oficiais superiores inscritos.

O comandante-geral destacou a importância das pós-graduações ministradas pelo CBMMG em prol do aperfeiçoamento e qualificação da tropa, ressaltando a independência e autonomia da ABM para promover cursos de formação, qualificação, graduação e pós-graduação com excelência.

A ABM é uma Instituição de Ensino Superior avaliada com a nota máxima pelo Conselho Estadual de Educação, contando com efetivo e corpo docente dedicados à manutenção e difusão do saber para toda a corporação e instituições parceiras.

O Professor Doutor Paulo Sérgio Mendes César, coordenador pedagógico do CGEPP, função prevista em Resolução da Secretaria de Estado de Educação, destacou a qualidade do corpo docente designado, a tradicional disciplina e dedicação dos bombeiros militares matriculados nas pós-graduações e, por fim, o suporte, prontidão e qualificação do efetivo lotado na ABM, que permitem fluidez e perenidade ao ensino do CBMMG.

O curso

O CGEPP 2024 é um curso de pós-graduação latu senso, definido na Resolução BM nº 1.144/2023, sendo essa a 2ª edição do curso que é realizada de forma autônoma pela ABM, empregando metodologia própria de ensino.

Destaca-se o quadro de professores, composto por civis e militares altamente qualificados, em sua maioria doutores e mestres, egressos de outras Instituições de Ensino Superior e do Alto Comando da corporação.

A especialização será ministrada em regime semipresencial, com carga-horária total de 360 horas-aulas, distribuídas em quatro módulos, com duração estimada de nove meses.

Dentre as três especializações ministradas pela ABM no corrente ano, o CGEPP destaca-se como a mais expressiva pós-graduação da corporação, uma vez que sua configuração e objetivos visam aprimorar conhecimentos e desenvolver habilidades dos oficiais em nível estratégico.  Consequentemente, aperfeiçoando as ações que serão desempenhadas no Alto Comando e Estado-Maior da corporação.

Ao final do curso, os oficiais superiores que concluírem com sucesso o CGEPP estarão aptos para concorrerem à promoção ao posto de coronel do CBMMG.