A manhã desta sexta-feira (07), foi marcada pela solenidade de passagem de comando conjunta, realizada no Plenário do Prédio Minas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A cerimônia assinala a troca e assunção de lideranças na Assessoria de Assistência à Saúde (AAS), Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI) e Corregedoria com o objetivo de promover a alternância e renovação no exercício das funções.

A solenidade foi presidida pela comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, acompanhada do subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa.

Também estiveram presentes na solenidade a presidente da Junta Central de Saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel PM Elisete de Fátima Rocha, o diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais, coronel PM veterano Rodrigo de Faria Mendes e o chefe do Estado-Maior entre 2002 e 2008, coronel BM veterano Antônio Damásio Soares e coronéis do alto-comando do CBMMG.

 

Movimentação de oficiais

Foram dispensados das respectivas funções:

  • Coronel BM QOS Antônio Carvalho de Melo Rocha do cargo de Assessor de Assistência à Saúde.
  • Coronel BM João Guilherme Britto Vieira do cargo de Diretor de Assuntos Institucionais.

Foram designados para as respectivas funções:

  • Coronel BM Peron Batista da Silva Laignier para o cargo de Assessor de Assistência à Saúde.
  • Coronel BM João Guilherme Britto Vieira para o cargo de Corregedor.
  • Coronel BM Cléia Gonçalves Mota para o cargo de Diretora De Assuntos Institucionais.

Durante a solenidade, o coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha fez uso da palavra, representando os oficiais que entregaram suas funções, e destacou que:

"A posição de deixar uma unidade é sempre um fechamento de um ciclo, e por esse motivo ela é muito simbólica. Desejo aos comandantes substitutos que possam ter toda a sorte, competência, tranquilidade e serenidade possível para poder seguir adiante com a missão, e que possam escrever uma história ainda mais bonita do que já foi escrita até então."

Na ocasião, o coronel Carvalho também foi agraciado com a Medalha do Mérito Militar, no grau ouro, com a Comanda Machadinha e com uma homenagem da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo De Bombeiros Militar. A Medalha do Mérito Militar visa distinguir e premiar os militares em reconhecimento aos bons e leais serviços que prestaram ao longo da carreira. Já a Comenda destina-se a agraciar pessoas que tenham contribuído para a melhoria e aprimoramento da eficiência dos trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar, no cumprimento das suas atribuições constitucionais.

Em seu discurso, a coronel Jordana destacou a importância da continuidade dos trabalhos nas respectivas seções:

"A movimentação de hoje mostra que o Corpo de Bombeiros Militar segue firme naquilo que acredita: honra na missão, compromisso com o serviço público, respeito às pessoas, planejamento, continuidade e visão de futuro. O ciclo que se encerra é com gratidão e o novo ciclo que se inicia é com propósito."

Com a formalização da Passagem de Comando, os militares agora designados para novas funções darão continuidade à sua missão, prontos para superar novos desafios e reafirmar o compromisso com a excelência na prestação de serviços à sociedade mineira.