Na manhã do último domingo (7), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou do tradicional Desfile da Independência, realizado na Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte. 422 bombeiros militares, distribuídos em quatro companhias, compuseram o Batalhão de Desfile da corporação, representando a capacidade operacional da cooporação, nas modalidades tropa a pé e tropa motorizada.

A participação contou com a Banda Sinfônica do CBMMG, criada em 9 de setembro de 1927 e reconhecida como uma das mais antigas e tradicionais bandas militares de Minas Gerais. Também integraram o desfile o Estado-Maior, a Guarda-Bandeira e representações de diferentes cursos de formação, atividades administrativas e operacionais, como Combate a Incêndio Urbano e Florestal, Salvamento em Altura, Salvamento Aéreo, Busca e Salvamento com Cães e Multimissão, além de pelotões especializados em Saúde, Logística e Tecnologia da Informação.

Um dos destaques foi o pelotão composto exclusivamente por bombeiras militares, que representaram as atividades de Salvamento em Altura. As militares desfilaram portando equipamentos específicos para esse tipo de ocorrência, reforçando a valorização do protagonismo feminino dentro da corporação.

“Independência e servir a pátria, seguimos firmes na missão de proteger e salvar vidas”, destacou a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.

Além da tropa a pé, foram apresentadas viaturas operacionais de prevenção, salvamento, resgate e combate a incêndios, bem como viaturas históricas, que simbolizam a tradição e a modernização da instituição. Entre elas, a viatura “American La France”, conduzida por militares e acompanhada por crianças com fardas infantis, ao lado dos mascotes oficiais do CBMMG, Foguinho e Faísca.

Sobrevoando o evento, uma das aeronaves do CBMMG encerraram a participação da corporação, evidenciando a importância do suporte aéreo avançado nas operações de resgate e salvamento.

O evento teve início com a passagem em revista da tropa pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado pelos comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha. Também participou da revista a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, além do secretário de Justiça e Segurança Pública, comandante-geral da Polícia Militar e a delegada-geral da Polícia Civil.

Neste ano, participaram do desfile as seguintes instituições: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belo Horizonte, BHTrans, além do Colégio Tiradentes e do Colégio Militar do Exército.

A presença do CBMMG no desfile simboliza a disciplina militar, a valorização da vida e a proximidade com a sociedade mineira, reforçando o propósito institucional: “Salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.”