O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na manhã desta sexta-feira (22), a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2025, marcando mais um importante passo na valorização profissional e no aperfeiçoamento contínuo de seu efetivo.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, familiares e convidados, que prestigiaram o momento especial vivido pelos formandos.

Curso de excelência e compromisso institucional

O CAS BM 2025 teve como objetivo a atualização e ampliação dos conhecimentos técnico-profissionais dos sargentos, preparando-os para o exercício de funções estratégicas de chefia, coordenação e gerenciamento de equipes.

Conduzido pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), o curso foi realizado predominantemente na modalidade de ensino a distância, por meio da plataforma educacional online da corporação. Essa estrutura possibilitou aos militares conciliar a rotina profissional com os estudos, contando ainda com encontros presenciais destinados a avaliações e consolidação dos conteúdos.

Com 290 horas-aula, entre atividades teóricas e práticas, a capacitação reafirma o compromisso do CBMMG com a excelência em sua formação continuada, qualificando líderes preparados para atuar com responsabilidade, competência e alinhamento aos valores institucionais.

Durante a solenidade, o primeiro colocado o sargento Fabrício Caneco de Almeida, seguido pelo sargento Roberto Uilian da Costa e pelo sargento Juliguel Marcondes Maranho receberam a Medalha de Mérito Intelectual, o mais expressivo galardão cultural da corporação, concedida ao discente classificado em primeiro lugar.

Homenagem à paraninfa

A turma escolheu como paraninfa a major veterana Adriana Rodrigues de Souza, pioneira entre as mulheres do CBMMG, que iniciou sua carreira como Soldado, em 1993, integrando a primeira turma feminina da instituição. Atualmente, exerce a função de chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública de Brumadinho.

Em seu discurso, a major Adriana expressou emoção e orgulho por apadrinhar a turma, destacando sua própria trajetória e a importância da liderança pautada pelo exemplo, pela ética e pela dedicação à vida:

“Ao olhar para esta turma, vejo não apenas profissionais competentes, mas líderes comprometidos com a missão maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: servir, proteger e inspirar nossa sociedade. Nunca se esqueçam de que a liderança não se impõe pelo posto ou graduação, mas se conquista pelo exemplo. Sejam líderes que inspiram, colegas que apoiam e profissionais que elevam nossa Instituição a cada dia”, afirmou.

A paraninfa também ressaltou a representatividade feminina no CBMMG, enfatizando o marco de, atualmente, a Corporação ser comandada por uma mulher:

“Hoje, não é por acaso que esta turma tem como paraninfa uma mulher e que somos liderados por uma comandante-geral mulher. Esse é um símbolo de que o Corpo de Bombeiros reconhece competência, dedicação e coragem acima de qualquer gênero”.

Encerramento

A solenidade foi finalizada com a execução da Canção do Bombeiro, símbolo do espírito cívico e altaneiro da tropa, entoada sob os acordes da Bombeiro Instrumental Orquestra Show.

O CBMMG parabeniza todos os formandos do CAS 2025 pela conquista e reafirma seu compromisso de investir continuamente na formação de líderes, fortalecendo a missão de ser “o amigo certo, nas horas incertas”.