Na última sexta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou da solenidade em homenagem ao Dia do Soldado (25 de agosto) promovida pelo Exército Brasileiro (EB), na 4ª Região Militar, em Belo Horizonte.
O comandante da 4ª Região Militar, general de divisão Adriano Fructuoso da Costa, na leitura da ordem do dia, ressaltou que “os dedicados homens e mulheres que integram a Força reiteram, diuturnamente, o compromisso do Exército com a Pátria, participando de incontáveis ações concretas por todo o País”. Ele ainda destacou que a “dupla vocação — robustez na defesa e generosidade no amparo — é uma característica ímpar do versátil Soldado brasileiro. Ela traduz a essência da nossa missão inspirada em nosso Patrono [Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias]: proteger o Brasil e servir à sociedade”.
Na ocasião, a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro. A comenda, instituída pela Portaria nº 219, de 14 de março de 2016, normatizada pela Portaria nº 559, de 9 junho de 2020, destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas organizações militares, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
Para a comandante-geral do CBMMG, “receber esta condecoração, justamente na data em que celebramos o exemplo de coragem e patriotismo do Duque de Caxias, é motivo de grande orgulho e profundo agradecimento. Divido esta homenagem com toda a tropa do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que diariamente honra sua missão de proteger e salvar vidas. Esta medalha simboliza, sobretudo, a união de forças entre instituições que servem ao Brasil e a Minas Gerais com dedicação, disciplina e amor à Pátria”.