Na manhã do último sábado (9), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou de um simulado de evacuação de moradores residentes à jusante da barragem da Usina Hidrelétrica de Irapé. O exercício foi promovido pela Cemig e contou com a participação de diversas instituições, como o CBMMG, a Defesa Civil Estadual, coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil de diferentes municípios do entorno, além de diversos funcionários da companhia.
O CBMMG foi representado pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), sediado em Montes Claros, e pelo Pelotão de Bombeiros de Araçuaí, considerando o grande número de municípios potencialmente impactados pela barragem.
Durante o simulado, foi estabelecido o Posto de Comando Unificado, por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO), com a participação de todas as agências envolvidas. Às 10h30, todas as sirenes instaladas no entorno da barragem foram acionadas, orientando os moradores a evacuarem suas residências e se deslocarem para os 24 pontos de encontro previamente definidos.
O Corpo de Bombeiros Militar também aferiu o tempo de deslocamento de suas viaturas de salvamento, que foram mobilizadas para atender pessoas com comorbidades. No total, cerca de 100 moradores participaram ativamente do exercício, alcançando quase a totalidade da população mapeada.
Outra ferramenta utilizada foi o aplicativo PROX , que enviou notificações de alerta, via telefone celular, para moradores localizados na Zona de Auto salvamento (ZAS) da barragem.
Para garantir o êxito da operação, no dia anterior foi realizado um simulado de mesa, a fim de alinhar condutas, definir ações e planejar a etapa prática.
O CBMMG reforça a importância de participar de atividades que fortalecem a Gestão de Risco de Desastres, oportunidade que, além de treinar seus militares, contribui para o desenvolvimento da cultura de autoproteção entre a população.