Em alinhamento com a campanha nacional Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Corregedoria, tem promovido uma série de ações voltadas à prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência doméstica.

No âmbito interno, o CBMMG instituiu uma Ordem de Serviço que prevê, semanalmente, momentos de reflexão para toda a tropa, com leitura de notas informativas e debates sobre temas fundamentais relacionados ao combate à violência contra a mulher. As semanas são dedicadas aos seguintes temas:

Semana 1: Respeito começa em casa

Semana 2: Violência doméstica tem consequências

Semana 3: Prevenir também é coragem

Semana 4: O exemplo arrasta

Essas ações buscam fomentar o diálogo e a conscientização entre os militares, fortalecendo a cultura de respeito e prevenção dentro da corporação.

Campanha Bombeiros por Elas

Paralelamente, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o CBMMG lançou uma campanha denominada Bombeiros por Elas com o objetivo de arrecadar donativos para a Casa da Mulher Mineira, unidade policial civil especializada no acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Na campanha serão arrecadados durante todo o mês de agosto:

- Roupas femininas em bom estado

- Calçados femininos (preferencialmente sem salto)

- Roupas íntimas (novas)

- Mantas e cobertores infantis

- Roupas infantis

- Artigos de higiene pessoal (novos)

- Fraldas descartáveis

Os pontos de coleta estão localizados nas sedes do 1º, 2º e 3º Batalhões de Bombeiros Militar, na Academia de Bombeiros Militar e no 5º andar do Prédio Minas da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O Agosto Lilás, instituído pela Lei Federal nº 14.448/2022, tem como objetivo fortalecer a divulgação da Lei Maria da Penha e sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate à violência doméstica. Com essas iniciativas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reafirma seu compromisso institucional com a valorização da vida, a defesa dos direitos humanos e a promoção de uma cultura de respeito e proteção às mulheres.