A Academia de Bombeiros Militar foi palco, na última sexta-feira (8), da Solenidade de Formatura do Estágio Preparatório de Oficiais de Saúde (Eposau) 2025, marcando a conclusão de um importante ciclo de formação das novas integrantes da saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O evento contou com a presença do subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa, acompanhado do coronel veterano Celso Bitar, paraninfo da turma, do comandante da Academia de Bombeiros Militar, coronel Peron Batista da Silva Laignier, além de outras autoridades militares e civis.

Instituição centenária, o CBMMG reafirma, por meio de iniciativas como esta, seu compromisso com a valorização de seus profissionais e com o fortalecimento da saúde da tropa, investindo em formação e aperfeiçoamento técnico que garantem a excelência no atendimento e no cuidado com seus integrantes.

Durante os últimos três meses, a Academia de Bombeiros Militar conduziu o Eposau, proporcionando às novas oficiais de saúde um mergulho nos pilares que sustentam a corporação. A formação incluiu instruções sobre a estrutura organizacional, o funcionamento do Sistema de Saúde Militar Estadual, fundamentos jurídicos da atuação na segurança pública, além de conteúdos voltados à valorização profissional, saúde do trabalhador e a cultura e rotina da vida bombeiro militar.

Mais do que capacitação técnica, o estágio promoveu a imersão em valores essenciais: hierarquia, disciplina, espírito de corpo, liderança e compromisso com a missão pública. As oficiais, agora aptas para o exercício do oficialato, serão incorporadas às unidades de saúde da corporação como o Hospital Militar e as seções regionais de atenção à saúde — exercendo papel decisivo na promoção do bem-estar físico e mental dos militares.

Em ato simbólico, madrinhas e padrinhos realizaram a entrega da espada, símbolo do oficialato e a aposição das passadeiras de 2º tenente. Em seguida, as formandas prestaram o Compromisso Regulamentar junto ao Pavilhão Nacional, jurando dedicação total ao serviço bombeiro militar, mesmo com o sacrifício da própria vida.

A cerimônia foi marcada também pelas palavras do paraninfo, coronel Veterano Celso Bitar, médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Clínica Médica e Gastroenterologia, e reconhecido por uma trajetória profissional de mais de quatro décadas. Primeiro coronel Assessor da Assessoria de Saúde do CBMMG, Dr. Celso foi pioneiro na estruturação do setor de saúde da corporação, imprimindo profissionalismo e visão técnica.

A conclusão do Eposau 2025 simboliza, não apenas a entrada de novas oficiais preparados para servir e cuidar, mas também a renovação do compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a excelência, a valorização humana e a preservação da vida — missão que orienta, há mais de um século, cada ação desta corporação.