Na noite da última sexta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) celebrou a conclusão de 30 alunos no Curso de Gestão em Políticas Públicas (CGEPP 2024). A solenidade foi realizada no auditório do Clube dos Oficiais Militares Mineiros.
O evento foi presidido pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e contou com a presença desembargador Rogério Medeiros, representando o presidente do TJMG; coronel Peron Batista da Silva Laignier, comandante da Academia de Bombeiros Militar; coronel aviador Petter Kaize Fiel da Silva, representando o comandante do CIAAR; além de outras autoridades civis e militares.
No discurso aos presentes, o coronel Erlon destacou alguns desafios da gestão. “Ser um gestor estratégico não é apenas possuir conhecimento técnico, mas também sobre ser um líder compassivo, um comunicador eficaz e um servidor público dedicado ao bem-estar da sociedade, que tanto necessita de nossa prestação de serviço.”
Para os formandos ele explicitou a importância da capacitação. “Estão agora mais preparados para enfrentar os desafios que virão. Estão prontos a contribuir para a construção de uma sociedade mais segura e justa. Que possam usar suas habilidades para promover o desenvolvimento e a melhoria contínua das políticas públicas em nossa área de atuação, sempre com ética, responsabilidade e respeito pela vida humana.”
O deputado estadual Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi o paraninfo da turma que, por motivo de conflito de agenda, não pôde estar presente na solenidade, mas enviou um vídeo que foi reproduzido no evento. O deputado destacou que a conclusão do curso vai muito além de receber um simples diploma, pois os alunos foram capacitados para tomar decisões que irão impactar na vida de milhões de mineiros. Ele reforçou ainda que os deputados estão comprometidos em apoiar e fortalecer as instituições de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.
O orador da turma, major Relson Miguel de Macedo, agradeceu ao comando da instituição, aos militares e civis que atuam na Academia de Bombeiros Militar, os professores e os familiares que estiveram apoiando os alunos enquanto estavam na realização do curso. Ao final, deixou uma mensagem aos colegas: “onde quer que estivermos, ou a função que estivermos desempenhando, quer seja na caserna, quer seja nas nossas atividades particulares e familiares, sejamos a diferença. Façamos com que nossas palavras e atitudes sejam a expressão do amor e do cuidado com as pessoas e ações que nos são confiadas, na certeza de que podemos fazer algo para um mundo melhor.”
Com essa especialização os oficiais superiores formandos se habilitaram a almejar o último posto da corporação (coronel), assim como receberam ensinamentos que irão aplicar nas mais diversas funções que desempenham no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O Curso de Gestão Estratégica em Políticas Públicas
O CGEPP (pós-graduação lato sensu), foi ministrado na modalidade de ensino semipresencial, sendo as aulas presenciais realizadas nas dependências da Academia de Bombeiros Militar, com a formação de 30 oficiais superiores do CBMMG (12 tenentes-coronéis e 18 majores), os quais estão sendo preparados para no futuro serem os gestores máximos da corporação, representando o alto-comando.
O curso durou cerca de 9 meses, com um total de 360 horas-aula, tendo sido abordados conteúdos que tratam sobre políticas públicas multisetoriais, disciplinas que habilitam os oficiais superiores para atuarem como gestores de equipes que abordam aspectos de liderança, planejamento e tratamento e organização de dados e conhecimentos. Durante as fases presenciais os discentes tiveram a oportunidade de intercambiar conhecimentos com outros órgãos e agências governamentais por meio dos ciclos de palestras.
Este é o último curso de formação para os militares ora formandos, que ao longo de suas carreiras passaram pelo Curso de Formação de Oficiais e, quando capitães, especializaram-se em mais uma pós-graduação lato sensu no Curso de Especialização em Gestão, Proteção e Defesa Civil (Cegedec).