O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou nesta terça-feira, 21 de abril, do tradicional evento de entrega da Medalha da Inconfidência 2026, na cidade de Ouro Preto. A comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan e o subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa, representaram a instituição.
A data reforça valores históricos de Minas Gerais, como a defesa da liberdade e da construção democrática. Também rememora o papel de Ouro Preto como antiga capital do estado, função exercida entre 1823 e 1897, reforçada simbolicamente com a transferência da capital durante a celebração.
Homenageados
Em 2026, foram homenageados os seguintes militares: coronel Rubens Fernandes de Oliveira, diretor da DRH, que recebeu a Grande Medalha; capitão Andréa Coutinho Martins, chefe do gabinete do comando-geral; Tenente Thiago Augusto da Silva, do 4º BBM; tenente Henrique César Barcellos de Souza, porta-voz do CBMMG; cabo Jean William Bernardes, da 7ª Cia Ind BM, que foram condecorados com a Medalha da Inconfidência.
Simbolismo e tradição
Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a medalha é concedida pelo Estado como forma de reconhecimento a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
A honraria é dividida em quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Como parte da tradição, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração. Ao todo, foram 170 agraciados, além do Grande Colar.
A solenidade foi conduzida pelo governador Mateus Simões e contou com a presença dos agraciados, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de universidades e de outras instituições.