A solenidade da Ordem do Mérito Legislativo aconteceu nesta terça-feira (16), no grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A condecoração da Assembleia Legislativa de Minas Gerais é concedida a pessoas ou instituições que se destacam por iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) marcou presença no evento sendo um dos agraciados na ocasião. A corporação foi representada pela comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e pelo comandante da 2º Companhia de Bombeiros Militar em Manhuaçu, capitão Flávio Augusto Pires da Mota, que foram agraciados com a Medalha Ordem do Mérito.

Orador oficial do evento, o ex-governador de Minas Antônio Augusto Anastasia, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), lembrou momentos de sua atuação exaltando a Constituinte Mineira, que resultou na primeira Constituição Estadual promulgada no país em 1989, após a Constituição Federal de 1988. Ele lembrou ter participado desse momento enquanto assessor do relator à época, deputado Bonifácio Mourão. O ministro rememorou ainda momentos da história do parlamento no país, ressaltando que, desde a proclamação da República, Minas era tida como um grande celeiro de homens públicos. 

A cerimônia marca a celebração dos 190 anos do Parlamento mineiro. Além de medalhas, os agraciados recebem diplomas assinados pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB).

Para o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), ao conceder esta medalha, a Assembleia de Minas cumpre seu papel histórico de reconhecer a dedicação daqueles que colocam talentos e esforços a serviço da sociedade. “Este ano, ela tem um significado ainda mais especial por celebrar os quase dois séculos de história do Parlamento mineiro e reafirmar a vocação desta Casa de valorizar a cidadania e de estimular o compromisso com Minas Gerais”, afirma.