Entre os dias 28 e 30 de outubro, bombeiras militares de Minas Gerais, participaram do 10º Encontro Nacional de Bombeiras (Enbom), realizado na cidade de Curitiba/PR. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/Ligabom) e organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (CBMPR), reunindo profissionais de todo o país em um importante espaço de integração, capacitação e valorização da atuação feminina na segurança pública.
A programação do Enbom foi realizada no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, e contou com palestras, painéis temáticos, atividades de capacitação e momentos de confraternização e troca de experiências entre bombeiras de todas as unidades da federação. O encontro teve como objetivos promover o intercâmbio institucional, fortalecer as políticas de equidade de gênero nas corporações e valorizar o papel da bombeira militar nos diversos cenários operacionais.
Ao longo dos três dias, o evento promoveu palestras, painéis e atividades voltadas ao desenvolvimento profissional e humano dos militares. A palestra magna de abertura foi ministrada pela ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete Hortência Marcari, com o tema “Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã”, inspirando os participantes com sua trajetória de superação e liderança.
A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, representou o presidente da Ligabom, coronel Washington Luiz Vaz Júnior no encontro.
Mesa redonda
No segundo dia, a comandante participou de uma mesa redonda que debateu o tema: “Dilemas, preconceito e aspectos jurídicos do papel da mulher nas forças de segurança pública”. O debate foi mediado pela capitão PM Carolina Pauleto Ferraz Zancan (PMPR), contando também com a coronel BM Vanísia Souza Santos, corregedora-geral do CBMRR e do deputado federal Pedro Aihara.
A coronel Jordana destacou que a presença das mulheres nas corporações militares ainda é muito recente, e que exatamente por esse motivo, há muito o que comemorar e também muito o que aprimorar. Ela apresentou dados sobre a participação das mulheres em cargos de comando frisando os desafios, a meritocracia e também falou sobre o avanço alcançado nos últimos anos por meio de uma maior inclusão nas corporações. A comandante ressaltou as várias faces da mulher bombeira e o gerenciamento da diversidade como um desafio amplificado na gestão de instituições públicas hierárquicas e militares.
“No início, o medo de incluir as mulheres nas corporações era de fragilizar o militarismo. Nós não viemos para fragilizar, viemos para apresentar uma nova perspectiva sobre o militarismo”
Competição
Durante o evento, ocorreu também a Competição Técnico-Operacional Bombeira de Garra, realizada na Praça Nossa Senhora de Salette, em Curitiba. A prova buscou estimular o espírito de equipe, a resistência física e mental e a excelência técnica das participantes, além de fortalecer a representatividade feminina nas ações de resposta a emergências.
A presença das bombeiras no evento reforça o compromisso do CBMMG com a valorização da mulher bombeira, o incentivo à formação técnica continuada e a promoção da igualdade de oportunidades dentro da instituição, refletindo o empenho da corporação em fortalecer uma cultura de respeito, diversidade e excelência profissional.
Parabéns às militares do CBMMG pela dedicação e força que demonstraram, conseguindo a 4° colocação na competição.