Inspirando, protegendo e salvando vidas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou nesta sexta-feira (29), a solenidade de aniversário de 114 anos, no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento, que marca a passagem de mais um ano da corporação, também homenageou 93 militares com a entrega da Medalha do Mérito Profissional.

Há 114 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais se mantém como uma instituição sólida, construída sobre os pilares da disciplina, da hierarquia, da ética e do comprometimento com a sociedade. Ao longo dessa jornada, consolidou-se como referência, respondendo com prontidão e profissionalismo os desafios impostos pela evolução da vida urbana, das emergências e dos desastres.

Por indisponibilidade de agenda, o governador do  Estado, Romeu Zema, não conseguiu compareceu ao evento, mas deixou um recado para os bombeiros: 

"Nossos bombeiros estão sempre prontos para proteger, salvar vidas e patrimônios, atuando com coragem e competência. Destaco o importante trabalho da coronel Jordana, que entra para a história como a primeira mulher a comandar a corporação. Um marco que mostra a força e a liderança feminina. Parabéns a todos os bombeiros de Minas! Vocês têm o respeito, a confiança e a gratidão de todos os mineiros."

Entrega da Medalha do Mérito Profissional

Em um momento de reconhecimento e valorização da tropa, 93 bombeiros militares foram agraciados com a Medalha do Mérito Profissional, que é concedida anualmente no dia em que se comemora o aniversário da instituição. A comenda se destina a galardoar atos de bravura e ações meritórias ou relevantes serviços prestados pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar na atividade operacional e administrativa.

Logo após o agraciamento, que contou com a participação do alto-comando, a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, discursou enaltecendo o trabalho das gerações anteriores que pavimentaram o caminho, transformando valores em atitudes. Ela agradeceu a parceria com o Governo do Estado e colaboradores, e destacou um dos motivos para celebrar os 114 anos.  

"Celebramos, hoje, não um heroísmo idealizado, nós não somos heróis, mas a realidade concreta de um serviço público essencial, indispensável e colaborativo, que se faz presente justamente nos momentos em que a sociedade mais necessita", destacou a coronel Jordana Filgueiras, comandante da instituição. 

Aperfeiçoando o legado

A corporação celebra o aniversário com mais de um milhão de ocorrências atendidas nos últimos três anos em todo o estado. Mais do que números, o CBMMG tem dedicado esforços, por meio de seu Planejamento Estratégico, em ideais que visam a expansão do atendimento, o fortalecimento das brigadas municipais, a excelência operacional e o avanço do ensino e da pesquisa.

Autoridades

Presidida pela comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana Filgueiras, a solenidade contou também com a presença das seguintes autoridades: deputado federal, Pedro Aihara; chefe do Estado-Maior da 4ª Região Militar, coronel de Engenharia, Mário Cabral da Silva Filho, representando o comandante da 4ª RM; secretário-chefe de estado de casa civil, Luiz Otávio de Oliveira Gonçalves; ouvidora do estado de Minas Gerais, Gabriela Câmara Siqueira; comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Frederico Otoni Garcia; chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende; subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa; chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Maurício José de Oliveira; secretário de estado adjunto da Sejusp, coronel BM Edgard Estevo da Silva; secretária de estado adjunta de educação, Stephanie Carvalho, representando a SEE; controladora-geral do estado adjunta Luciana Cássia Nogueira, representando a CGE-MG; defensor público, Dr. Luís Ernesto Soares, representando a Defensoria Pública-Geral do Estado de Minas Gerais; vice-presidente do TJMMG, desembargador coronel PM, James Ferreira Santos, representando o TJMG; desembargador, Paulo de Tarso Tamburini, desembargador substituto, representando o TREMG; secretário de estado adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Monteiro Rodrigues, representando a Semad; desembargador Emerson José Alves Lage, representando o TRT3 e demais autoridades civis e militares.

Clique aqui e veja mais fotos da solenidade!

Assista à transmissão da solenidade de 114 anos do CBMMG!