Com foco em ações preventivas e gestão estratégica dos recursos, a corporação reduziu a demanda por respostas emergenciais

A atuação preventiva e o modelo inovador de gestão de multidões consolidaram resultados de proteção à vida e presença estratégica do Corpo do de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no Carnaval de 2026. Com o emprego de todo seu efetivo, tecnologia e gerenciamento de riscos, a corporação atingiu índices positivos na capital e no interior do estado.

Do sábado à terça de carnaval, o CBMMG realizou 1044 empenhos de bombeiros, em turnos diurnos e noturnos, garantindo a presença ininterrupta no monitoramento de 342 desfiles. Na capital, foram realizadas 95 vistorias, com a gestão de 51 viaturas orgânicas, 36 ambulâncias da prefeitura e 798 brigadistas, coordenados para prevenção de acidentes e pronta-resposta ao cidadão.

Com foco na gestão do risco, o CBMMG revisou a norma segurança contra incêndio e pânico em blocos de carnaval (IT 39), com atenção especial ao gerenciamento de hiperpúblicos. Nesse aspecto, equipes de bombeiros monitoraram, por meio de drones, 16 blocos com mais de 100 mil pessoas, orientando foliões e assegurando a mobilidade do público. Os Planos de Evacuação e Dispersão Emergencial, inovações do planejamento de 2026, se mostraram efetivos na gestão dos riscos, não havendo ocorrências relacionadas à perda de mobilidade do público.

Em Belo Horizonte, foram 265 atendimentos pré-hospitalares, em sua maioria relacionados ao abuso de álcool, mal-estar e desidratação. No interior de blocos da capital, 255 vítimas foram atendidas. Deste total, 95% sem lesões aparentes ou leves e nenhuma vítima fatal, ressaltando a resposta rápida ao folião. A corporação também apoiou o Plantão Integrado Acolhe Minas, em atenção às mulheres vítimas de violência.

“Acreditamos que a prevenção é o principal caminho para salvar vítimas. Nesse carnaval, mobilizamos 100% do nosso efetivo e ampliamos em 50% nossas ações preventivas. Com isso, nós tivemos uma redução de 26% nas emergencias desse carnaval. Além disso, realizamos inúmeras reuniões com representantes de cada bloco em Belo Horizonte, isso minimiza muito os problemas nos dias das folias. Nossa tropa do CBMMG se empenhou de forma incansável em todos os dias de carnaval. Além disso, a população merece os parabéns, pois a maioria respeitou as orientações e dicas preventivas dos órgãos de segurança”, pontuou o chefe de Estado-Maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Souza.

Carnaval da Tranquilidade em todo estado

No interior de Minas, para proteger a vida de quem preferiu curtir o Carnaval da Tranquilidade, realizamos 651 empenhos de bombeiros e bombeiras militares. Distribuímos as equipes em 195 pontos estratégicos do estado, visando a prevenção de acidentes em eventos de maior público, em rodovias e em balneários:

Prevenção em Eventos e Cidades Históricas

- Os 144 empenhos de prevenção de acidentes garantiram que não tivéssemos ocorrências de destaque em eventos com aglomeração de público em todo estado. Equipes do CBMMG estiveram presentes em 15 cidades históricas,realizando 171 ações preventivas onde não foram registradas ocorrências  envolvendo o patrimônio histórico mineiro .

Prevenção de Acidentes Automobilísticos

- Os 260 pontos-base de viaturas nas rodovias do estado permitiram a resposta rápida aos acidentes automobilísticos e o salvamento de  15 vítimas com vida. Em todo estado, foram atendidos pelo CBMMG 224 acidentes de trânsito (13 em BH), representando a redução de 14% em relação a 2025 (24% menor em BH).

Prevenção de Afogamentos

- ⁠Os 247 empenhos nos balneários foram fundamentais para prevenção do afogamento, orientando milhares de banhistas e reduzindo a necessidade  de intervenções. A presença da corporação e ação rápida dos bombeiros militares salvou a vida de 23 banhistas, em situação de afogamento.

Infelizmente, registramos 9 mortes por afogamento em todo estado (Itanhandu, Carmo do Cajuru, Astolfo Dutra, Felixlândia, Rio Acima, Itapecerica, Frutal, Varzelândia e Januária). Este índice se manteve dentro da média  dos últimos 5 anos (9 em 2025, 7 em 2024, 10 em 2023 e 9 em 2022).

Em todo estado, o CBMMG registrou 2259 ocorrências (866 de resposta e 1393 de gestão do risco). Foram 866 atendimentos de resposta relacionados ao Carnaval, número 26% menor que em 2025 (1174). Entre as respostas, se destacaram 321 atendimentos pré-hospitalares e 33 salvamentos. Ao todo, 598 vítimas foram atendidas (86% leves ou sem lesões aparentes). No que se refere à gestão do risco, ampliamos em 50,7% as ações preventivas em todo estado, com 1393 ações em 2026 (contra 924 ações em 2025).

O Balanço do Carnaval 2026 reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar com a transparência e prestação de contas ao cidadão, mas sobretudo, atesta eficiência no emprego dos recursos, investindo em prevenção para reduzir demandas emergenciais. Cabe reconhecer que o cidadão, em regra, soube curtir o Carnaval mineiro, atento às dicas preventivas da corporação (600 mil pessoas impactadas pelas redes oficiais), agindo com autoproteção e segurança. Com integração aos demais órgãos e gestão estratégica dos riscos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforçou seu compromisso de salvar e valorizar vidas no Carnaval mais seguro do país.