Cerimônia contou com a presença do Controlador-Geral do Estado, Fontenelle de Araújo Miranda, homenageado com a Comenda Machadinha
Na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro, no pátio da Academia de Bombeiros Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de lançamento da 2ª edição do Programa de Integridade (PIBM), instrumento estratégico de governança alinhado às diretrizes da 6ª edição do Plano de Comando (2025–2026) da instituição.
O evento foi marcado por um momento simbólico: a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, assinou a Resolução que aprova oficialmente a 2ª edição do Programa de Integridade da corporação. O ato reforça o compromisso institucional com a ética, a transparência e a valorização da vida como princípios inegociáveis.
A solenidade contou com a presença da comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda; do chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa; da diretora de Logística e Finanças, coronel Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira; do diretor de Recursos Humanos, coronel Rubens Fernandes de Oliveira; do corregedor do CBMMG, coronel João Guilherme Britto Vieira; da diretora de Assuntos Institucionais, coronel Cléia Gonçalves Mota; do comandante da Academia de Bombeiros Militar, coronel Ivan Santos Pereira Neto; do auditor-geral da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Igor Martins da Costa; e da subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE, Soraia Ferreira Quirino Dias; além de outros servidores da CGE e bombeiros militares.
A comandante-geral destacou a relevância do trabalho coletivo na construção da nova edição do Programa de Integridade:
"Eu não poderia deixar de agradecer à equipe de elaboração do nosso Programa, que ficou muito prático e só foi possível graças ao empenho de todos. Trata-se de um Programa coerente, construído de forma participativa e fundamentado em um diagnóstico institucional. Meu agradecimento especial a toda equipe que tornou este resultado possível".
Em suas palavras, o controlador-geral do Estado, Dr. Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, agradeceu o CBMMG:
“Para mim é uma honra estar qui hoje, junto a uma instituição da qual tenho muito orgulho, não apenas por tudo o que o CBMMG realiza em prol da sociedade mineira, mas também pelo fato desta corporação levar a bandeira do nosso Estado para outros estados e até mesmo para outros países”.
A primeira edição, instituída pela Resolução nº 984, de 28 de maio de 2021, consolidou fundamentos éticos, de transparência e de gestão pública que serviram de base para o fortalecimento da cultura organizacional voltada à integridade. Ao longo de sua execução, foram obtidos avanços significativos, com ações concluídas e oportunidades de aprimoramento, hoje incorporadas ao cotidiano da instituição.
Dando continuidade a esse processo e em consonância com a Política Mineira de Promoção da Integridade, a nova edição transforma o antigo plano em programa, ampliando sua abrangência, aprofundando diagnósticos participativos e estabelecendo ações em eixos temáticos que fortalecem a prevenção de irregularidades, a valorização do efetivo e a confiança da sociedade mineira.
O Programa de Integridade – 2ª edição se insere como ferramenta central de governança, reforçando a integração entre gestão estratégica, governança pública e compromisso ético. Este marco institucional conecta os instrumentos de planejamento e gestão, assegurando unidade e coerência às políticas de integridade e transparência.
O êxito desta iniciativa dependerá da participação ativa de cada bombeiro militar que, com engajamento e disciplina, contribuirá para consolidar um ambiente íntegro, justo e confiável em benefício da sociedade mineira.