Na última sexta-feira (05), vinte e oito alunos concluíram o Curso de Comandante de Operações Aéreas (CCOA) no CBMMG. O curso tem como finalidade habilitar militares para atuar como copilotos de aeronaves, reforçando o efetivo do Batalhão de Operações Aéreas.

A capacitação, regulamentada pela resolução nº 1150, de 17 de agosto de 2023, foi estruturada em 2 módulos com disciplinas teóricas da aviação e conteúdos operacionais voltados a atividade aérea no âmbito do CBMMG. O curso integra o planejamento estratégico do CBMMG, ao preparar militares para fortalecer e alavancar o serviço do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) com vistas à inauguração de duas novas bases em Juiz de Fora e Governador Valadares, respectivamente. O Batalhão de Operações Aéreas terá, portanto, alcance em todo o território mineiro com as novas instalações que se somam às atuais Companhias Especiais de Operações Aéreas em Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Uberaba.

O CBMMG em pareceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está renovando sua frota e, em breve, contará com oito helicópteros e três aviões. Toda a estrutura para viabilizar o transporte inter-hospitalar alinhado às diretrizes do Sistema Estadual de Regulação no âmbito do SUS-MG e reduzir o tempo-resposta nas situações de urgência e emergência em saúde.

Autoridades

Presidida pela comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana Filgueiras, a solenidade contou também com a presença das seguintes autoridades: coronel Perón Batista da Silva Laignier, comandante da academia de bombeiros militar durante o curso, coronel Robespierre de Oliveira Silva, controlador setorial, coronel Rubens Fernandes de Oliveira, diretor de Recursos Humanos, coronel Amanda Cristina Miranda, comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Thiago Lacerda Duarte, comandante especializado de bombeiros, coronel Ivan Santos Pereira Neto, comandante da Academia de Bombeiros Militar, coronel Ailton Cirilo, presidente da AOPMBM, coronel veterano Farley Rocha Soares, Tenente-coronel Karla Lessa Alvarenga Leal, comandante do Batalhão de Operações Aéreas durante o curso, Tenente-coronel Fellipe Augusto Maciel de Faria Mota Oleiveira, presidente da Fundação Salvar, Tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil.

Com a formatura de novos pilotos e a expansão das bases do SAAV-MG, o CBMMG reafirma seu compromisso em salvar vidas e prestar serviços de excelência à sociedade mineira, garantindo que a Esquadrilha Arcanjo continue "Voando para Salvar!".