CBMMG deflagra operação Alerta Vermelho em bancos

Início / Notícias Criado em: 19-10-2020 às 09h:21

Nesta última sexta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deu sequência ao planejamento de vistorias de fiscalização em alguns segmentos do comércio no estado. Nesta etapa, os militares estão fiscalizando as edificações das agências bancárias em todas as regiões de Minas.

A operação visa certificar o cumprimento das exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico, de modo a garantir a proteção das pessoas e a prevenção de incêndios, além de verificar a regularidade do credenciamento de possíveis brigadas profissionais e/ou dos brigadistas existentes na edificação.

Para a Operação de outubro, o foco foram as agências bancárias e edificações congêneres. Durante a realização das vistorias, os militares do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico avaliam as medidas preventivas existentes no estabelecimento, bem como a preservação das rotas de fuga, certificando o cumprimento das exigências previstas na legislação vigente.

Além da etapa fiscalizatória, os militares também realizam um trabalho de orientação, detalhando aos responsáveis pelos estabelecimentos irregulares quais são os procedimentos necessários à obtenção do AVCB, disseminando assim a importância da prevenção. A ação, no entanto, não impediu que as edificações que apresentaram irregularidades fossem advertidas ou até multadas, conforme a análise das condições específicas de cada edificação.

Aproximadamente 700 militares participam das vistorias, distribuídos por Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s) de cada região do estado. Durante a operação, foram verificados itens importantes como: o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação de emergência e os extintores.

Um total de 1.215 estabelecimentos foram vistoriados em várias partes do estado, sendo que 569 se apresentaram regulares e 646 estabelecimentos apresentaram irregularidades.

Alerta vermelho em 2019

No ano passado foram realizadas 6 etapas da Operação Alerta vermelho com 8.509 vistorias em estabelecimentos de todas as regiões de Minas Gerais. Deste montante, 3.308 estabelecimentos estavam regulares e 5.320 apresentavam falhas ou estavam irregulares. Estiveram envolvidas 1.200 equipes, com cerca de 3.500 militares. Entre os tipos de edificação, foram vistoriados hospitais e clínicas, edificações de baixo risco, escolas e pré-escolas, hotéis e assemelhados, postos e centrais de distribuição, além de presídios e centros socioeducativos.