O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) lançou, nesta quarta-feira (03), na cidade de Montes Claros, seu Plano de Preparação e Resposta para o Período de Estiagem de 2024, em uma cerimônia realizada no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS). O evento, de caráter híbrido, permitiu a transmissão ao vivo das diretrizes e estratégias para os comandantes de todas as unidades operacionais do CBMMG, reforçando o compromisso da instituição com a prevenção e combate a incêndios florestais em Minas Gerais.

Sob a liderança da Coronel BM Daniela Lopes Rocha da Costa, Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior, a apresentação contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o Coronel BM Júlio César Toffoli, Comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros; Franklin Reginato Pereira Mendes, Promotor de Justiça e Coordenador Regional das Promotorias do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas,do Delegado do Sicoob Compemg, Coronel Veterano PM Nivaldo Ferreira Neto; além de outras autoridades.

A Coronel Daniela salientou a importância da atuação proativa do CBMMG, não apenas no combate direto aos incêndios, mas também na implementação de medidas preventivas e educativas para preservar o meio ambiente. Desde sua primeira edição em 2020, o plano tem sido um pilar na redução de riscos e gestão eficaz dos desastres naturais exacerbados pela seca e estiagem, fenômenos estes que têm se intensificado com as mudanças climáticas.

Seguindo a fala da Coronel, o Dr. Franklin Reginato Pereira Mendes enfatizou a colaboração interinstitucional como chave para o sucesso do plano, reiterando o compromisso do setor jurídico e ambiental na promoção de ações conjuntas para um futuro mais sustentável. Ele destacou a importância de uma gestão integrada que envolve não somente a resposta a emergências, mas a prevenção como um todo, visando a proteção da biodiversidade e das comunidades locais.

Conforme o Decreto nº 48.767, de 26 de janeiro de 2024, o CBMMG assume a liderança na coordenação operacional da Força Tarefa Previncêndio, com foco especial nas Unidades de Conservação Estaduais. Estas áreas, ricas em biodiversidade e fundamentais para o equilíbrio ecológico, estão agora sob vigilância reforçada para combater e prevenir incêndios florestais, que representam uma ameaça iminente à fauna, flora e às comunidades do entorno.

Este novo plano reafirma o compromisso do CBMMG em proteger os recursos naturais de Minas Gerais, garantindo a segurança e o bem-estar da população frente aos desafios do período de estiagem.