No dia 7 de Abril de 2024, Congonhas foi palco de um simulado de Emergências relacionadas a barragens, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O evento, que contou com a participação de diversos órgãos do estado e as principais mineradoras do país - CSN, VALE e GERDAU - teve como foco a preparação e resposta diante de situações de risco.

Congonhas, conhecida por suas numerosas barragens, foi o cenário ideal para o simulado, considerando sua população de 10.593 pessoas cadastradas nas Zonas de Auto Salvamento (ZAS). Além disso, 339 membros da comunidade participaram ativamente das ações de proteção e defesa civil, evidenciando o engajamento da população local.

Durante o simulado, foram identificadas algumas falhas técnicas, conforme esperado em exercícios dessa natureza. Das 26 sirenes acionadas, apenas 2 apresentaram problemas, acionando o sistema redundante previsto para tais eventualidades. A pronta programação de manutenção para esses equipamentos demonstra a eficácia do simulado na identificação e resolução de falhas.

Apesar de Congonhas registrar historicamente sismos de até 3,0 na escala Richter, o simulado contemplou um cenário mais desafiador, imaginando um evento sísmico de 6,0 na escala Richter. Mesmo sem danos às barragens, a ativação dos sensores foi crucial para avaliar a prontidão da comunidade e das empresas envolvidas.

O simulado mobilizou 15 veículos de emergência e abordou 617 veículos nas zonas focais. Todo o planejamento e organização, iniciados desde 2023, refletiram-se no sucesso do evento, resultado de intensas reuniões e divulgação nas comunidades locais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais desempenhou um papel fundamental em todas as etapas do simulado, desde o planejamento até a execução das atividades. Às 12:49 hrs, todas as operações foram encerradas com êxito.

Participaram do simulado diversos órgãos e empresas, incluindo a Prefeitura de Congonhas, Sedec, Redec, Compdec, Ministério Público, PMMG, PMMG - Ambiental, Guarda Municipal de Congonhas, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Via - 040, CSN, VALE, GERDAU, e o CBMMG, destacando o esforço conjunto na preparação e resposta a emergências dessa magnitude.