O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, nesta sexta-feira (5), a formatura do Curso de Formação de Sargentos 2025 (CFS 2025) – Turma Caparaó. O evento celebrou a conclusão de mais uma etapa fundamental na carreira dos militares, marcando a ascensão dos novos sargentos após intenso período de capacitação.
A solenidade contou com a presença do subcomandante-geral do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel BM Moisés Magalhães de Sousa; do secretário adjunto de Estado de Planejamento e Gestão, Rodrigo Ferreira Matias — representando a paraninfa da turma, secretária Silvia Caroline Listgarten Dias — além de demais autoridades civis e militares.
Durante seu pronunciamento, o coronel BM Moisés destacou o papel estratégico da graduação: “O comando da corporação pode traçar a estratégia mais brilhante, mas quem faz a tropa cumprir a missão é o sargento.” Ressaltou, ainda, a força simbólica do nome da turma: “Caparaó significa águas que correm pela montanha, e a água da montanha não recua: ela avança. E é isso que se espera dos novos sargentos.”
Foram divulgados os resultados oficiais do curso e realizada a promoção dos militares à graduação de 3º sargento, com destaque para o 1º colocado, 3º sargento BM Daniel Veloso Braga, agraciado com a Medalha do Mérito Intelectual, concedida ao melhor desempenho acadêmico.
O momento mais emocionante da cerimônia foi a afixação das divisas pelos padrinhos e madrinhas, simbolizando a nova etapa assumida pelos formandos. Após o compromisso diante do Pavilhão Nacional e o tradicional “Fora de Forma”, encerrou-se a solenidade.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais parabeniza os novos sargentos e reforça seu compromisso com a excelência na formação de líderes que fazem a diferença na segurança da sociedade mineira.