O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) anunciou nesta terça-feira (26), o ato de promoção de três novos coronéis assinados pelo governador Romeu Zema. Os oficiais promovidos ao mais alto posto da instituição, coronel Joselito Oliveira de Paula, coronel Cléia Gonçalves Mota e coronel Ivan Santos Pereira Neto, assumirão novas funções de comando, fortalecendo áreas estratégicas da corporação.

Coronel Joselito, casado com Sandra Maria Henrique de Paula e pai de Ana Carolina e Felipe, comanda o 10º Batalhão de Bombeiros Militar desde janeiro de 2024, onde atuou em grande parte de sua carreira. No 10º BBM comandou a Companhia de Prevenção e Vistoria por mais de uma década e foi o subcomandante entre os anos de 2019 a 2022.

Como capitão, também passou pelo Serviço de Inteligência, em 2010, voltando em 2023 ao Estado-Maior como tenente-coronel para chefiar o setor de Inteligência da corporação.

Coronel Cléia Gonçalves Mota, casada com o major PM Eduardo Morato e mãe de Isabella Breder, é assessora bombeiro militar no Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Com Especialização em Segurança Pública - CESP (2014–2015) e extensa pesquisa sobre processos seletivos militares, possui graduação em Letras-Português pelo Instituto Mineiro de Educação e Cultura. Exerceu a função de chefe do Gabinete do Comando-Geral do CBMMG, assumindo também nesta época a função de secretária Executiva do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom.

Coronel Ivan Neto, casado com a cabo Rafaella e pai de Lavínia, é coordenador de Meio Ambiente do Comando Especializado de Bombeiros, desde 2023. Durante a carreira, atuou como Comandante do Pelotão de Itajubá, da então Companhia e, posteriormente, Companhia Independente em Pouso Alegre, também em 2023 chefiou 5ª Seção do Estado-Maior.

Especialista em Gestão de Incêndios Florestais, em 2019 chefiou a equipe de bombeiros militares na missão de combate aos incêndios florestais na Amazônia, e em 2021 foi o Comandante de Incidente na Operação Brumadinho.

Com vasta bagagem profissional, eles agregam aprendizados relevantes que certamente contribuirão para o robustecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na busca por um serviço de excelência.