Ontem (12), em uma sessão solene que marcou os 114 anos de dedicação e serviço à população, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) marcou presença na Câmara dos Deputados, em Brasília. A cerimônia, realizada no Plenário Ulysses Guimarães, celebrou a trajetória de uma das instituições mais respeitadas do país.
Presidida pelo deputado federal Pedro Aihara, a solenidade contou com a presença da comandante-geral, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e do subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa, da comandante do 1º Comando Operacional, coronel Amanda Cristina de Miranda e do comandante Especializado de Bombeiros, coronel Thiago Lacerda Duarte. Além deles, outros coronéis do alto-comando e os futuros oficiais, cadetes dos cursos de formação CFO I e CFO III, prestigiaram o evento, reforçando a importância da renovação e da continuidade dos valores da corporação.
A homenagem transcendeu as fronteiras de Minas Gerais, com a participação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, e representantes de corporações de Goiás, Rio de Janeiro, Maranhão, Paraíba e São Paulo, além de membros da Ligabom. A presença de militares de diferentes estados destaca o reconhecimento e a sólida relação entre o CBMMG e corporações com o mesmo propósito de salvar vidas.
Um dos pontos altos da sessão foi a entrega de diplomas de Colaborador Benemérito do CBMMG. Autoridades e personalidades que se destacaram no apoio à corporação e que contribuíram significativamente para o aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos mineiros foram agraciadas, simbolizando a parceria entre a sociedade civil, o poder público e a instituição.
Em seu discurso, o deputado Pedro Aihara expressou o orgulho de fazer parte do CBMMG e a honra de representar e defender os interesses da corporação no Congresso Nacional. Ele enfatizou o papel fundamental dos bombeiros militares como uma das instituições mais confiáveis e essenciais para a segurança e bem-estar de Minas Gerais. A comandante-geral do CBMMG, por sua vez, foi firme em destacar o reconhecimento nacional da instituição. Ela ressaltou o trabalho incansável, a dedicação e o sacrifício diário de todos os homens e mulheres que, ao longo da história, construíram e continuam a construir a imagem da instituição como um verdadeiro símbolo de confiança e esperança para a população.