Nesta segunda-feira (1), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) iniciou o Curso de Especialização em Gestão, Proteção e Defesa Civil (Cegedec 2024). O curso de pós-graduação lato sensu é voltado para a capacitação e qualificação dos capitães da instituição, visando ao preparo para a promoção a major.

A turma do Cegedec 2024 conta com 35 discentes de todo estado, e o curso será realizado em três ciclos presenciais, com 360 horas-aula e duração de três meses. A aula inaugural, realizada na ABM ontem, explorou a importância do retorno às atividades acadêmicas e o amadurecimento institucional.

A primeira aula contou com presença do comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que falou da evolução dos oficiais e o ganho com a autonomia dos cursos, que estão sendo totalmente geridos pela ABM.  Em 2023, de maneira inédita, a gestão do Cegedec passou a ser feita integralmente pela Academia, contando com uma metodologia própria de ensino.

O curso

O Cegedec promove aos oficiais intermediários uma reflexão sobre gestão pública, proteção e defesa civil, relacionando o seu papel no contexto da sociedade. Diante disso, o conhecimento construído durante as palestras se torna necessário para o aprimoramento de habilidades e conhecimentos para profissionais que vão atuar em posições estratégicas na corporação.